Publicado 23/06/2011 08:54 | Editado 04/03/2020 16:31
Um novo Nordeste se ergue. Basta atentarmos para alguns índices básicos e veremos que a região vem superando expectativas e até consegue crescer mais rápido que o resto do País. Isso é bem-vindo, mas trata-se apenas de um aspecto de uma realidade muito mais complexa.
Sufocado por um histórico de séculos de abandono pelo Poder central, o Nordeste tem um passivo que lhe pesa absurdamente e que tolhe um avanço mais seguro. A defasagem com relação ao Sul-Sudeste ainda atinge patamar inadmissível. E não são poucos os entraves estruturais que tramam contra as legítimas aspirações dos nordestinos.
Esta é a razão pela qual os governadores da Região se têm mobilizado objetivando sensibilizar os diferentes Poderes da República para uma ação mais concreta destinada a acabar com os desníveis entre estados e regiões. Em boa hora, somaram-se a nós os governadores da Região Norte e, juntos, apresentamos à presidente Dilma Rousseff as ideias para um pacto federativo, ponto de partida para as mudanças que todos desejamos.
Falando a mesma linguagem estivemos com os ministros Guido Mantega e Ideli Salvati, assim como com o presidente do Senado, José Sarney. Pleiteamos recursos e urgentes correções na legislação fiscal. Manifestamos nossa preocupação com a indústria nacional e fizemos ver o quanto é crucial a questão da alíquota do ICMS. Outros itens de nossa agenda incluíram: a convalidação dos benefícios fiscais existentes até que aprovada uma reforma tributária ampla ou fatiada; adoção de política de desenvolvimento com tributos federais; modificação da tributação das operações interestaduais não presenciais, inclusive na modalidade de comércio eletrônico; alteração do atual indexador da dívida dos Estados; divisão dos royalties do pré sal.
Ainda que se configure, nesses pleitos, uma pauta técnica, o que ela espelha é a esperança de se resgatar da miséria milhões de nordestinos. Felizmente, da parte da presidente, temos sentido sincera receptividade – e não seria diferente pelo que conhecemos de sua sensibilidade social e de sua decisão firme de acabar, de uma vez por todas, com a miséria extrema no País.
Cid Gomes é Governador do Ceará
Fonte: O Povo