Encontro testa a força e o futuro da blogosfera progressista
Com 469 participantes inscritos e depois de 14 encontros estaduais, começa nesta sexta-feira (17), em Brasília, o 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas. Uma palestra do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, abrirá a programação, às 19 horas, no auditório da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), com a marcante presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Por André Cintra
Publicado 17/06/2011 13:15
O evento é encarado como um teste para a blogosfera — que, diferentemente de 2010, já não conta com o estímulo de uma acalorada eleição à Presidência da República. No ano passado, às vésperas da primeira edição do encontro dos blogueiros, o então presidenciável tucano, José Serra, chegou a “homenagear” os participantes ao chamar suas páginas de “blogs sujos”.
O 1º Encontro, de quebra, ocorreu em São Paulo, onde a blogosfera é maior e concentra muitos protagonistas da área, como os jornalistas Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim, Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Vianna, Eduardo Guimarães e Altamiro Borges. Mais de 300 blogueiros, tuiteiros, jornalistas, acadêmicos e ativistas das redes sociais participaram daquela edição.
Sem eleição e fora do eixo Sul-Sudeste, quais poderão ser as marcas desta segunda edição, que se estende até domingo?
Na opinião de Altamiro Borges, do Blog do Miro e da Comissão Organizadora do 2º Encontro, a mobilização nos estados é um dos novos trunfos dos blogueiros progressistas. Em 2010, nem sequer houve encontros intermediários — mas somente o evento nacional. Desta vez, cerca de 1.800 pessoas se reuniram no total dos encontros estaduais.
“O movimento descentralizou, ganhou uma certa dinâmica própria e adquiriu maior legitimidade”, afirma Miro. “Os próprios estados se viraram para realizar seus encontros, de forma autônoma, pluripartidária, com a presença de parlamentares e governantes, além do apoio de sindicatos e de instituições. Alguns desses encontros bombaram, como o de Pernambuco, com umas 300 pessoas.”
A proposta da Comissão Organizadora é descentralizar ainda mais. “Acreditamos que, no ano que vem, já possam ocorrer encontros municipais e regionais. Os encontros estaduais voltariam em 2013, e o 3º Encontro Nacional, em 2014, coincidindo com a eleição. Se atingimos 14 estados, por que não pensar em uns 20 até lá?”, explica Miro.
Segundo o jornalista-blogueiro, a participação de Lula — que falará na abertura do encontro sobre a importância da blogosfera — é garantia de “certo impacto político”. Já a presença de Paulo Bernardo “fortalece a pressão do movimento” sobre o governo Dilma. O Plano Nacional de Banda Larga, a democratização da mídia e a definição do marco regulatório da comunicação são os temas que devem dominar os debates.
O 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas será transmitido em tempo real pela Rede Brasil Atual e pela Rede TVT.