Sem categoria

Cebrapaz debate violação dos Direitos Internacionais

Prestigiada por diversas personalidades internacionais, a conferência "A Integração Latino Americano: a importância da cultura da paz num mundo militarizado", organizada pelo Centro Brasileiro de Luta pela Paz (Cebrapaz) ocorre nesta sexta (17) e sábado (18) em São Paulo.

cebrapaz - Reprodução

O objetivo desta conferência é debater os desafios da luta pela paz, "para aprofundar e ter mais elementos para fortalecer e qualificar essa luta", explica Socorro Gomes, presidente do Cebrapaz.

Socorro apresenta exemplos de agressões os quais considera gravíssimos, que segundo ela têm se intensificado, como os ataques a países no Norte da África. "Líbia, Síria, Irã, uma guerra que se extende no Paquistão, além de agressões na península coreana", lista a presidente.

Para o Cebrapaz, um obstáculo importante à paz é a cultura guerreira reforçada pelas potências imperialistas: "a maior potência bélica, que são os Estados Unidos, tem uma política imperialista, neocolonialista, com um arsenal de guerra monstruoso, cujo poder de ataque aumenta com a nova configuração da Otan. Esses ataques ocorrem a todo momento onde quer os interesses das potências sejam colocados em xeque, ou mesmo por interesse de saquear as riquezas de outras nações. Isso representa inúmeras violações dos Direitos Internacionais, dos princípios mais importantes da Organização das Nações Unidas, da razão de ser da ONU, que é a autodeterminação e soberania das nações, a igualdade entre países e povos e o diálogo para dirimir conflitos".

Para ela, o papel fundamental da conferência é o fortalecimento da luta pela paz.

O público-alvo são militantes de organizações sociais, estudantes, acadêmicos, professores, "todas as pessoas que lutam por uma nova ordem internacional, contra a guerra, pela paz", define Socorro.

Além da mobilização que ocorre no Brasil, participará da conferência uma delegação do Vietnã. Nas mesas de debate, haverá ainda representantes de países latinos, árabes e asiáticos, que debaterão as ações desenvolvidas em prol de uma cultura da paz.

As inscrições podem ser feitas neste link. Mais informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico cebrapaz@uol.com.br ou pelo telefone (11) 3223-3469.

Confira a programação da Conferência:

17/06 – Sexta-feira
19h – Mesa de Abertura – Fortalecer a cultura da paz em um mundo militarizado
Palestrantes:
Socorro Gomes – Cebrapaz
Carlos Rafael Zamora Rodriguez – Embaixador de Cuba
Maximilien Arvelaiz – Embaixador da Venezuela
Duong Nguyen Tuong – Embaixador do Vietnã
Mediador: Denis Veiga Jr

18/06 – Sábado
9h – Mesa 1 – Ameaças à Paz no Atlântico Sul – 4ª Frota e Otan
Palestrantes:
Rina Bertaccini – Argentina
Guillermo Borneu – Peru
Prof. Igor Fuser – Brasil
Mediador: Rubens Diniz

11h30 – Mesa 2 – Atual política dos EUA para América Latina e Caribe
Palestrantes:
Enrique Daza – Colômbia
Bertha Oliva – Honduras
Guillermo De La Paz Velez – Porto Rico
Ricardo Abreu – Brasil
Mediador: Ronaldo Carmona

15h – Mesa 3 – Luta dos povos contra as agressões
Palestrantes:
José Ramón – Cuba
J.K. Suleiman Rashid – Palestina
Majd Al Shara – Síria
José Reinaldo Carvalho – Brasil
Mediador: Alexandre Braga

18h – Coquetel de encerramento

Da redação, Luana Bonone