João Ananias recebe homenagem de médicos cearenses

A primeira turma de médicos emergencistas formada no Ceará leva o nome de João Ananias Vasconcelos Neto. O médico, que na época era Secretário da Saúde do Estado, foi o idealizador do Programa de Residência em Medicina de Emergência, implantado pela Pasta em 2008. Nesta quinta-feira, 9, no auditório do Hospital de Messejana, houve o descerramento da placa comemorativa à conclusão do curso que durou três anos.

Durante a homenagem, o Deputado Federal João Ananias (PCdoB) destacou a importância da formação de profissionais especializados para trabalhar nas emergências. Ele lembrou que as emergências do País enfrentam problemas de superlotação, dificultando a atuação dos profissionais de saúde, mas é possível mudar essa situação e que mais recursos para saúde tem sido a sua luta. "O mérito não é meu. A ideia e a luta foram do Dr. Frederico Arnaud, que tocou o projeto. Como gestor, Arruda Bastos, Marcelo Sobreira e eu, concordamos e apoiamos a iniciativa para que o projeto fosse concretizado", afirmou, acrescentando que mais vidas serão salvas nessas unidades com o atendimento especializado. "Precisamos humanizar e qualificar as emergências".

A primeira turma é formada pelos médicos Maria Alessandra Oliveira Leitão, Karen Gracy Alexandrino, Késsy Vasconcelos de Aquino e Ricardo Hélio Chaves Maia. Alessandra Oliveira, que falou em nome dos concludentes, agradeceu a João Ananias pela iniciativa e por ter acreditado no Programa e ao Frederico Aranaud, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, que acompanhou os médicos na caminhada.

Frederico Arnaud também reforçou a contribuição de João Ananias pela concretização do sonho que foi implantar a Residência em Medicina de Emergência. Ele observou que a conclusão da primeira turma representa uma passo importante na luta pela presença de um médico especializado no assunto para atender as pessoas que chegam nas emergências. Emocionado, ele disse que a conquista "se traduz em vidas salvas".

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, deu continuidade a ideia plantada na época em que João Ananias era secretário da Saúde. "Vocês são únicos no Estado, sempre vamos ouvi-los em todas as ações sobre emergências. Vocês vão ficar na história da saúde no Ceará", disse Bastos aos quatro médicos que concluíram a Residência em Medicina de Emergência. Médicos, diretores dos hospitais estaduais estiveram presentes ao evento.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB)