Belchior: Aos Camaradas, Dirigentes, Simpatizantes e Militantes
Natal é uma cidade maravilhosa e merece ser Governada pela verdadeira esquerda. A história da nossa capital é repleta de exemplos onde o nosso povo já provou ser lutador e progressista.
Publicado 23/05/2011 15:35 | Editado 04/03/2020 17:07
Somente em 25 de dezembro de 1597 os Portugueses conseguiram aportar na boca da barra do Rio Potengi e começaram a construir em 06 de janeiro de 1598, o forte de Reis Magos em homenagem ao próprio dia 06, dia de Reis, dando origem a Natal.
De lá até hoje muitas batalhas, lutas e movimentos do povo Potiguar aconteceram, a mais importante foi a implantação do Governo popular e comunista de 1935. Este Governo que era composto de Sargentos, cabos, soldados e civis revolucionários administrou Natal durante 05 dias e foi sufocado pelas forças reacionárias de direita.
Seguindo sua história de luta, Natal elegeu em 1960 na primeira eleição direta da Capital, o saudoso Prefeito Djama Maranhão que implantou o projeto “ de pé no chão também se aprende a ler”, projeto que praticamente acabou com o analfabetismo. Esta grande experiência democrática e popular também foi sufocada pelo golpe militar de 1964 que prendeu e cassou os direitos políticos do Prefeito Djalma Maranhão.
Com o fim do regime militar e a democratização do Brasil, Natal deu a Lula em 1989 uma grande votação para Presidente do Brasil, em 1996 na campanha eleitoral para Prefeito faltou pouco para a vitória da esquerda representada pelas candidaturas de Fátima Bezerra e George Camara pela aliança PT/PCdoB.
A última administração de Natal comandada por Carlos Eduardo do PDT, formando Governo de centro esquerda com PT e PCdoB foi uma experiência vitoriosa, porém, limitada devido participação de setores atrasados na própria administração.
Esta história comprova que o perfil do nosso povo não merece ter a Prefeita atual, Micarla de Souza, eleita em aliança atrasada e comprometida com setores Empresariais conservadores. Ao mesmo tempo, o povo precisa hoje de uma referência de esquerda para retornar ao seu leito natural. Dos atuais Partidos de esquerda apenas o PCdoB apresenta condições de se constituir em alternativa de poder e dirigir uma frente que faça jus a história de Natal.
Por isso, defendo que o Partido lançe candidato próprio para Prefeito de Natal em 2012 e busque uma aliança com o PT, PSTU, PSOL, PCB, PDT visando retomar a Prefeitura para o controle popular. Caso, estes Partidos não concordem em apoiar o nosso candidato, devemos ousar apresentando nossa chapa majoritária e proporcional própria e fazer alianças no segundo turno.
Belchior Medeiro – Petroleiro e dirigente do PCdoB do Natal/RN