Greve em Caxias: professores farão ato na prefeitura na segunda

Nesta segunda-feira (23), os professores da rede municipal de Duque de Caxias, em greve desde o dia 12, farão uma manifestação na entrada na prefeitura. No ato, a categoria vai protestar contra a interrupção das negociações com os secretários do prefeito Zito (PSDB).

O objetivo do protesto é pressionar o Executivo municipal a apresentar uma contraproposta para a reivindicação dos profissionais: 10% de reajuste salarial e incorporação da gratificação do Fundeb.

No dia 19, mais de mil e quinhentos profissionais da educação decidiram, por unanimidade, pela continuação da greve. No dia 18, o governo municipal desmarcou a audiência de negociação com o sindicato e anunciou o corte de ponto e desconto no pagamento dos profissionais.

Na terça-feira, dia 24, o sindicato da categoria realizará uma nova assembléia geral no Clube dos 500 (Centro de Caxias) para que a categoria discuta os rumos da greve e avalie o andamento das negociações com a prefeitura.

Os profissionais denunciam, ainda, as péssimas condições de trabalho, falta de materiais didáticos e problemas estruturais das escolas da rede e exigem que o governo apresente um calendário de reformas das escolas, uma vez que algumas delas estão em situação crítica.