Amazonas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

O Amazonas pretende reunir 50 mil pessoas na caminhada de combate à violência sexual de crianças e adolescentes. A atividade acontece nesta quarta-feira, às 9h, com concentração na praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), e seguirá até o Largo de São Sebastião. UBM vai participar.

O Amazonas pretende reunir 50 mil pessoas na caminhada de combate à violência sexual de crianças e adolescentes. A atividade acontece nesta quarta-feira, às 9h, com concentração na praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), e seguirá até o Largo de São Sebastião.

A passeata está sendo organizada pela primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, com o apoio dos movimentos sociais. “Nós estamos juntos nessa causa que tem prática frequente no nosso Estado. A UBM (União Brasileira de Mulheres) tem papel ativo nessa questão pois são as mulheres as principais vítimas de exploração”, afirma a coordenadora estadual da UBM, Vanja Andréa.

Além da UBM, que participa da passeata há vários anos, organizações como UJS e outras ligadas aos estudantes apoiarão a caminhada.

PORQUE O DIA 18 DE MAIO?

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Santos foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram im¬punes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como “Caso Araceli”. Infelizmente, o “caso Araceli” foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência.

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais pro¬puseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Cri¬anças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00. E, tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de ativi¬dades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.