Sem categoria

Prefeitos defendem aprovação imediata do novo Código Florestal

Os prefeitos que participam da 14.ª Marcha em Defesa dos Municípios defenderam a aprovação imediata do novo Código Florestal. Reunidos em um hotel de Brasília, mais de 2.200 prefeitos de todo o Brasil demonstraram apoio ao texto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do novo Código Florestal.

Numa enquete informal durante um dos seminários da 14ª Marcha de Prefeitos, o presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, perguntou quem apoiava a votação do código na forma do relatório formulado por Rebelo. Mais da metade do plenário levantou a mão.

Depois, ao perguntar quem apoiava mudanças no relatório, como a Casa Civil e o Ministério do Meio Ambiente vêm tentando, apenas oito pessoas ergueram o braço.

Votação

O presidente da Câmara, Marco Maia, confirmou por volta do meio-dia que haverá sessão extraordinária na noite de hoje para votar o projeto do novo Código Florestal. Ele disse que há perspectivas de acordo sobre o texto, mas lembrou que as negociações ainda estão em andamento.

Maia disse que cabe ao relator do projeto, Aldo Rebelo, construir um relatório a partir do que vem sendo discutido nas últimas semanas. O presidente defendeu a votação de um texto que proteja o meio ambiente e, ao mesmo tempo, garanta segurança jurídica e condições de produção à agricultura. "Nas negociações em torno da votação do Código Florestal, é preciso se afastar um pouco dos radicais da agricultura e dos radicais do meio ambiente e procurar uma linha de consenso que ajude a proteger o meio ambiente e ao mesmo tempo viabilizar a agricultura no Brasil”, disse o deputado petista.

Com agências