Sem categoria

Bernanke anuncia que Fed mantém taxas de juro

A Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos anunciou, esta quarta-feira, que vai manter os juros entre os zero e 0,25%. No entanto, o Fed anunciou que pretende completar o programa de compra de ativos de 600 bilhões de dólares em junho. A instituição liderada por Ben Bernanke deixa claro que não encerra, assim, a política de expansão monetária adotada para combater a crise.

O Federal Reserve manteve a taxa básica de juro entre zero e 0,25% ao ano e sinalizou o fim do programa de compra de bônus de US$ 600 bilhões.

O fim do programa — criado em novembro do ano passado — já vinha sendo sinalizado pelo banco central norte-americano. Após a reunião de política monetária, o Fed afirmou que "vai concluir" as compras até o fim de junho.

Bernanke garantiu ainda que vai manter os juros baixos por um "período prolongado", adiantando que haverá "algumas reuniões" antes da próxima elevação dos juros.

"Um período prolongado sugere que decorrerão algumas reuniões", disse Ben Bernanke na conferência de imprensa realizada após o anúncio da manutenção das taxas de juro.

Mais cedo, o ministro da Fazenda da Brasil, Guido Mantega, anunciou que aguardava que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, anunciasse o fim da política de expansão monetária

“Ele [o presidente do Fed, Ben Bernanke] deverá falar sobre quantitative easing [política de expansão monetária] e se a política de expansão monetária deve continuar ou não. Eu espero que não, que ele não faça o quantitative easing nº 3”, disse Mantega.

Ao contrário de que desejava Mantega, a política norte-americana permanece sem mudanças. Continuará provocando inflação e pressionando o mercado com a desvalorização do dólar.
Com agências