CEEG da UEE-AM convoca o 5˚ Congresso da entidade

Realizado no último dia (8), o Conselho de Entidades Gerais da União Estadual de Estudantes do Amazonas (CEEG-UEE/AM) reuniu sete Diretórios Centrais de Estudantes (DCE´s) de diferentes instituições de ensino superior do Amazonas e convocou o V Congresso da entidade para os dias 13, 14 e 15 de maio. A eleição de delegados para a atividade será a mesma para o 52a Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Os DCE´s da Faculdade Martha Falcão, UNIP, CEL Literatus, ULBRA, Fametro, Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) e Fucapi reafirmaram, durante o CEEG, a importância da UEE/AM para o acompanhamento, a elaboração e a defesa das políticas educacionais do ensino superior no estado. Além disso, se comprometeram participar ativamente da construção dos Congressos estadual e nacional.

O congresso da UEE/AM deve ser um dos primeiros a ser realizados no país. Até junho, entidades estaduais de várias unidades da federação realizam suas discussões congressuais e elegem novas direções, aproveitando o período do congresso da UNE, que mobiliza milhares de jovens do país inteiro.

59 CONEG da UNE

Depois do Conselho Estadual, os representantes dos DCE´s estiveram presentes, no último fim de semana, do nacional. O chamado CONEG da UNE, que foi realizado em São Paulo. Apesar de terem chegado no segundo dia de atividade, os estudantes ainda acompanharam o debate sobre política internacional, que contou com a participação do ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e marcaram presença nos grupos de discussões.

Nesse ano, a participação amazonense foi a maior já presente num CONEG.

I Seminário Nacional de Meio Ambiente da UNE

Além de convocar o 52 Congresso da UNE, a plenária final do 59˚ CONEG aprovou a convocatória para o I Seminário Nacional de Meio Ambiente da UNE, a ser realizado no dia 13 de maio, em Manaus. A atividade abrirá o V Congresso da UEE-AM.

“Consideramos uma grande vitória dos estudantes da região Norte trazer o debate para o Amazonas, tem muito a ver com nossa luta em defesa as Amazônia”, afirmou a diretora de meio ambiente da UNE, Anne Caroline.

Para a presidente da UEE-AM, Maria das Neves, a gestão está finalizando e apesar do sentimento de dever cumprido ainda há muitos desafios a serem superados. “A realização do Seminário de Meio Ambiente da UNE engrandece nosso congresso. Devemos fazer uma grande mobilização no estado e ajudar a UNE a aprovar resoluções avançadas em defesa dos biomas brasileiros”, diz a presidente da UEE-AM.

Fonte: UEE-AM