Sebrae/Casa APIS realizam cursos em Picos-Piauí
Será realizado entre os dias 25 e 27 deste mês, em Picos, o curso Boas Práticas de Fabricação, destinado aos colaboradores industriais da Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Arido Brasileiro, Casa Apis.
Publicado 08/04/2011 13:34 | Editado 04/03/2020 17:01
O treinamento tem o objetivo de apresentar aos participantes informações técnicas sobre as boas práticas higiênico-sanitárias no beneficiamento do mel, visando produzi-lo de acordo com as normas de segurança alimentar e exigências do mercado consumidor. A parte teórica do curso acontecerá no Centro Tecnológico de Apicultura do Piauí, Centap, onde serão ministrados temas como as boas práticas de higiene pessoal dos colaboradoes, limpeza e sanitização (desinfecção) das instalações e equipamentos, controle integrado de prazos no ambiente e procedimentos padrões de higiene operacional.
A parte prática será realizada na Unidade Industrial da Casa Apis, onde os participantes irão aprender sobre as práticas higiênico-sanitárias adequadas durante todo o processo de beneficiamento dos produtos, desde a etapa da recepção da matéria prima até a armazenagem e expedição destes para a comercialização.
O treinamento é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com a Casa Apis. Outra ação do projeto Apis Araripe é o curso de manejo de colméias com inovação tecnológica, que acontece nos dias 28 e 29 deste mês, na comunidade Joaquim Pequeno, localizada no município de Campinas do Piauí.
Os produtores da Cooperativa Mista dos Apicultores de Simplício Mendes, Comapi e da Casa Apis serão capacitados e orientados quanto às práticas de manejo de apiários e colméias para o aumento da produtividade e melhoria na qualidade do mel. O curso visa fazer com que todos os apicultores estejam orientados sobre as boas práticas apícolas no campo, local onde se inicia o processo de produção e para que o mel tenha qualidade.
O treinamento é uma realização do Sebrae no Piauí, em parceria com a Casa Apis, Comapi e a Fraternidade São Francisco de Assis/Padre Geraldo.
Reprodução: PORTAL AZ