Projeto Arte na Praça inicia festividade do centenário de Crateús

A Prefeitura de Crateús, através da Secretaria da Cultura, promoveu no último sábado (02/04), o primeiro evento alusivo ao Centenário da cidade, que acontecerá neste ano, no mês de novembro. Trata-se do “Projeto Arte na Praça”, que oficialmente abriu as comemorações dos 100 anos de fundação do município de Crateús.

Humor no Centenário de Crateús

O Projeto “Arte na Praça” acontecerá sempre no primeiro sábado de cada mês, na Praça Gentil Cardoso Linhares, e tem como objetivo principal a construção de uma identidade histórica, através da divulgação de diversos segmentos da cultura crateuense, como: shows humorísticos, danças, artes plásticas, música, artesanato e comidas típicas da região, além de proporcionar momentos de diversão, lazer e entretenimento para a população.

Para o Prefeito Carlos Felipe, o projeto visa democratizar a arte em Crateús. “Nossa proposta é levar a arte e o conhecimento para os crateuenses em um único lugar. Temos o intuito principal, no ano do centenário da cidade, de mostrar a cultura para quem não tem acesso a ela, e este magnífico projeto tem essa finalidade”, destacou.

A noite da primeira edição do Arte na Praça foi marcada pela presença da família crateuense com apresentações musicais, peças teatrais, coreografias de danças, exposições de trabalhos de artistas plásticos e artesãos, trabalhos fotográficos e uma grande variedade de comidas típicas servidas nas barracas montadas na praça.

O ponto alto da noite foi a apresentação do show de humor da Madame Mastrogilda, que alegrou o público com suas piadas irreverentes. A humorista já se apresentou para um milhão de pessoas no réveillon em Fortaleza e em diversos programas de televisão de renome nacional como o de Silvio Santos, Ana Maria Braga e Show do Tom.

Para o Secretário da Cultura de Crateús, Aldo dos Santos, o evento foi um sucesso. Segundo ele, centenas de pessoas, crianças, jovens, adultos e grupos da terceira idade puderam usufruir de um espaço agradável e familiar, onde todos tiveram a oportunidade de apreciar toda uma rica cultura exposta por artistas da terra. “É o primeiro evento da Secretaria da Cultura, este ano, em praça pública com múltiplas atividades artísticas. Nosso objetivo é democratizar a cultura. Iremos promover o projeto Arte na Praça, mensalmente, e podermos levar à família crateuense todas as descobertas da arte e da cultura de nossos artistas. Para isso, daremos irrestrito apoio a todos eles”, enfatizou Aldo.

“Fiquei encantada com tanta beleza e criatividade dos artistas plásticos e artesãos crateuenses reunidos em um só local ao ar livre na Praça Gentil Cardoso. Este projeto foi muito bem pensado pela Secretaria da Cultura, pois assim, nossos artistas têm um lugar onde possam expor e vender seus trabalhos”, disse Cristina Santos visitante de Fortaleza.

Fonte: Prefeitura de Cratetús