Sem categoria

Líder do governo procura partido de Kassab para confirmar aliança

Proposto pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o PSD (Partido Social Democrático) ainda nem foi criado oficialmente – mas já é alvo de assédio na Câmara dos Deputados. Nesta terça-feira (22), o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que vai procurar até o final da semana os deputados federais que migrarão para a legenda.

A intenção, diz o líder, é incorporá-los à base aliada de Dilma Rousseff no Congresso. "Farei uma reunião com os deputados do PSD para fortalecer nossos laços. Se o Kassab e o novo partido defendem a Dilma, quero incorporá-los", disse.

Vaccarezza deve conversar na quinta-feira com Guilherme Campos (DEM-SP), aliado de Kassab que também vai mudar de legenda. Ainda não há um número arredondado de quantos deputados federais farão o mesmo.

Um dos parlamentares que já confirmaram a intenção, porém, é o atual presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PDT-BA). Paulo Magalhães (DEM), sobrinho de Antonio Carlos Magalhães, também. Os dois estavam presentes em ato na Bahia, ao lado do vice-governador Otto Alencar.

O líder do governo ignorou as críticas da falta de identidade ideológica entre o prefeito e o PT. "Não estamos falando de coerência ideológica, mas ele [Kassab] disse que vai ser da base do governo".

Na segunda, em ato em São Paulo, Kassab apresentou o estatuto de seu novo partido, em cerimônia na Assembleia Legislativa. Na ocasião, o prefeito apresentou o vice-governador Guilherme Afif Domingos como pré-candidato à sua sucessão, em 2012.

O ex-deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ) – que concorreu a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB) nas eleições do ano passado – negocia sua adesão ao partido de Kassab. Eles almoçaram na terça para tratar da estruturação da nova legenda no Rio de Janeiro.

Mesmo antes de oficializar o anúncio do partido, o prefeito já apresentava o nome de Índio a interlocutores como possível coordenador da estruturação da nova agremiação no Rio. O ex-deputado vive em litígio com Cesar Maia e seu filho, o ex-presidente do DEM Rodrigo Maia, caciques da sigla no estado.

Da Redação, com agências