PCdoB faz encontro com base da Saúde e do Direito

Com o objetivo de celebrar os seus 89 anos de existência, o PC do B reuniu integrantes da base da Saúde e do Direito em Porto Alegre. O encontro festivo contou com discussões sobre o futuro da cidade e ocorreu na última quinta-feira (18 de março) na Pinacoteca.

Um dos temas discutidos por profissionais da Saúde e do Direito foi a urgência em criar novos leitos clínicos para internação na Capital. Segundo o diretor-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Neio Lúcio Fraga Pereira, a superlotação das emergências da Capital se repetem em razão da queda de mais de 30% no número de leitos, do fechamento de hospitais e do envelhecimento da população nos últimos anos. Diante dessa realidade, é fundamental lutar pela abertura de mais mil leitos na Capital, déficit apontado pela FIFA que deve ser enfrentado, uma vez que é uma das exigências para Porto Alegre sediar a Copa de 2014.

O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) também foi um dos assuntos predominantes na reunião. Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, advogados entre outros profissionais fizeram um balanço do SUS e apontaram caminhos para qualificar ainda mais os atendimentos em Porto Alegre.
Para consolidar propostas de melhoria da cidade, a ideia é que esse grupo seja um fórum permanente de debate acerca da Saúde. Nos próximos meses, mais encontros deverão ocorrer.

Da redação local,
com colaboração de Marciele Brum