Em sessão especial da Câmara, vereadores homenageiam mulheres

A garra e a diversidade das brasileiras estiveram representadas em sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo nesta quinta-feira, 17, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março. Professoras, policiais, religiosas, catadoras de material reciclável, brancas e negras, jovens e idosas foram homenageadas por seu trabalho em benefício da capital paulista.

Jamil, Stela e Netinho em sessão solene na Câmara de SP

A bancada de cada um dos partidos com representação na casa legislativa escolheu uma mulher de atuação destacada na sociedade em áreas como educação, direitos humanos, atenção à criança e ao adolescente, segurança etc. para premiar com placa comemorativa o trabalho desempenhado por elas.

“A Câmara congrega aqueles que representam o povo de São Paulo. Então, esta é uma homenagem dos paulistanos às mulheres. Cada uma delas, com suas diferenças e características próprias, tem ao menos um ponto em comum: rompeu barreiras como mulher e desenvolveu ações que se reverteram em benefícios para a nossa sociedade, contribuindo assim para a construção de um país ainda mais justo e soberano”, disse o vereador Jamil Murad, líder do PCdoB.

Juntamente com seu companheiro de partido, o vereador Netinho de Paula, Murad escolheu prestigiar a trajetória da educadora social Maria Stela Grasciani, precursora da Pastoral do Menor e antiga companheira de trabalho do educador Paulo Freire. “Desde criança, ela sonhava trilhar caminhos ousados. Adulta, desbravou um caminho em prol da coletividade. Na ditadura, lutou pela democracia. E na democracia, trabalhou pelos mais necessitados, pela educação de crianças e adolescentes excluídos. De tão exitosa, sua experiência já foi levada para a África e Ásia”, contou Murad.

Para Maria Stela, “ao prestar essa homenagem às mulheres da cidade que fazem a diferença na luta cotidiana, a Câmara amplia seu papel político e social junto à comunidade”. Ao receber a placa e as flores, lembrou de Cora Coralina, Chiquinha Gonzaga e Rosa Luxemburgo, “exemplos de mulheres que nos ensinaram o compromisso com a liberdade”.

Já o vereador Netinho de Paula viu na celebração o reconhecimento “a mulheres que produzem, pensam e executam ações de grande valor para a sociedade, apesar do machismo ainda reinante”. Segundo ele, no entanto, “pouco a pouco, o país está se transformando e reconhecendo o papel essencial da mulher”.

Convidada a participar da cerimônia, a deputada estadual recém-empossada Leci Brandão (PCdoB) ressaltou o papel negativo da mídia na criação de estereótipos para as mulheres. “A mídia está em dívida com a mulher trabalhadora, simples, empreendedora; só valoriza as modelos, as celebridades. E são aquelas mulheres guerreiras que na verdade estão na linha de frente da luta por transformações sociais. E é a estas mulheres que a Câmara está homenageando”. Leci também ressaltou o papel da comunista Ana Martins. “Ela foi às ruas durante a campanha dizer às pessoas que podiam confiar e votar em mim. Sou muito grata a ela por isso”.

A mesa da sessão solene, no Plenário Primeiro de Maio, foi presidida pela vereadora Juliana Cardoso (PT), e composta pelas vereadoras Sandra Tadeu (DEM), Edir Sales (DEM) e Noemi Nonato (PSB). A presidente da sessão ainda leu uma mensagem enviada pelo ministro Gilberto Carvalho. Em nome da presidente Dilma Rousseff, ele parabenizou as mulheres paulistanas, principalmente a homenageada Zilah Abramo, esposa de Perseu Abramo, intelectual fundador do Partido dos Trabalhadores (PT).

A Mesa Diretora da Câmara homenageou, em nome de todas as servidoras da Casa, Luzia de Almeida Leite, funcionária efetiva do Legislativo paulistano desde 21 de março de 1977. Pela Polícia Militar, a homenageada foi Vania Cristina Rodrigues Calado e pela Guarda Civil Metropolitana Feminina, a escolhida foi Flora Santos Cipriano.

Veja abaixo a relação das 15 mulheres homenageadas pelos vereadores:

Paulete Ventura, da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão (vereadora Edir Sales – DEM)

Zilah Abramo, fundadora do Partido dos Trabalhadores (PT) e presidente do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo (vereadora Juliana Cardoso – PT)

Irmã Rosane Ghedin, diretora-presidente da Organização Social Santa Marcelina e administradora hospitalar (vereadora Noemi Nonato – PSB)

Ana Susi Klabono de Andrade, líder da Confederação das Irmãs Beneficentes de São Mateus e esposa do presidente da Igreja Assembleia de Deus de São Mateus, pastor Deiró de Andrade (vereadora Sandra Tadeu – DEM)

Tomoe Kanamori, vice-presidente da Associação Cultural e Esportiva Saúde e personalidade do bairro Bosque da Saúde (vereadores Abou Anni, Roberto Trípoli e Aurélio Nomura – PV)

Nádia Bacchi, fundadora da ONG Florescer e criadora do Projeto “Recicla Jeans”, voltada à comunidade de Paraisópolis (vereador Atílio Francisco – PRB)

Maria Stela Grasciani, educadora social, precursora da Pastoral do Menor e antiga companheira de trabalho do educador Paulo Freire (vereadores Jamil Murad e Netinho de Paula – PCdoB)

Clara Augusto de Paula, membro do Conselho do Parque Jacques Costeau e diretora do Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré (vereador Antonio Goulart – PMDB)

Helenice Biancalana, cirurgião-dentista e diretora do Departamento de Prevenção e Promoção de Saúde da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – Central (vereadores Wadih Mutran e Átila Russomanno – PP)

Jacy de Biagi Mennucci, educadora e ex-diretora regional do Centro do Professorado Paulista (vereador Claudio Fonseca – PPS)

Maria de Fátima Neves de Sousa, delegada internacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (vereador Claudio Prado – PDT)

Pastora Maria José Mendes Carmassi, da Igreja Internacional da Graça de Deus (vereador David Soares – PSC)

Mara Lúcia Sobral Santos, liderança da Cooperativa Granja Julieta (vereador Floriano Pesaro – PSDB)

Antônia Oliveira Alves, supervisora da equipe de limpeza da Câmara Municipal de São Paulo (vereador Paulo Frange – PTB)

Ialorixá Juveni Luz Barros Xenoktistakis, presidente do Templo Amor e Caridade Caboclo Pena Verde (vereador Quito Formiga – PR)

De São Paulo,
Priscila Lobregatte, com informações do site da Câmara e fotos de Ana Flávia Marx