22% das escolas estaduais do RJ estão em condições ruins

O Governo do Rio de Janeiro traçou um plano para melhorar a infraestrutura das 1.466 unidades escolares da rede estadual de ensino. Uma análise identificou que 7% das escolas estão em ótimas condições; 31% boas; 39% regulares; 22% ruins; e 1% péssimas.

Para obter um diagnóstico da infraestrutura das escolas, a Secretaria de Educação, em parceria com a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), fez um levantamento técnico em todas as unidades. O objetivo é que os alunos e professores tenham melhores condições de aprendizado e trabalho. Foram avaliados 25 itens referentes a instalações; coberturas; revestimentos; esquadrias; estrutura; quadra de esportes; acessibilidade; e obras externas.

Com o mapeamento, além de verificar a necessidade de reformas, também foi possível conhecer unidades que precisam ser ampliadas e áreas onde será necessário construir novos colégios.

A melhoria das escolas é um dos itens do plano de metas lançado, recentemente, pela Secretaria estadual de Educação. E servirá também para análise no final do ano letivo, onde será definido o valor da gratificação a ser recebido pelos profissionais que trabalham na escola.

Para o diretor do Sindicato dos Profissionais da Educação, José Carlos Madureira, “a melhoria da infraestrutura é uma questão chave para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, é um começo, mas não é nada mais do que está previsto na Constituição, ou seja, não é um favor e sim uma obrigação que não vinha sendo cumprida. Além disso, podemos dizer que a estrutura das escolas, em geral, é ruim, principalmente em relação às quadras esportivas, onde faltam uniformes, por exemplo, e a iluminação é precária”.

O governo do estado informa que a primeira medida adotada pela Secretaria de Educação foi determinar que as escolas em situação mais crítica (ruim/péssima) avancem até, pelo menos, o patamar regular ainda em 2011.

Nos últimos três meses, a Secretaria estadual de Educação investiu R$ 1,2 milhão em reformas emergenciais de 122 colégios. Para 2012, a meta estabelecida pelo Programa de Educação do Estado é iniciar o ano letivo sem escolas ruins ou péssimas. Já em 2013, o plano é ter todos os colégios em boas ou excelentes condições.