Primeiro vice-presidente cubano analisa reordenação do trabalho
O primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, analisou neste domingo, em Havana, o andamento do programa de reordenação do trabalho e o papel dos sindicatos nesse processo. Ao intervir no Plenário Nacional da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), Machado Ventura falou da necessidade de aprofundar nos trabalhos de preparação e capacitação dos dirigentes sindicais, assinalou a Agência de Informação Nacional.
Publicado 13/02/2011 17:18
Ele explicou que este é um processo encaminhado para elevar os coeficientes econômicos a favor do bem-estar do povo. “Nas condições que a crise financeira internacional impõe não se podem manter os níveis de ineficiência existentes em alguns setores, os quais em 2010 deterioraram o Produto Interno Bruto”, apontou.
A ministra de Trabalho e Segurança Social, Margarita González, expressou que o sindicato deve se preocupar pelos trabalhadores que fiquem disponíveis e acompanhar na busca de opções trabalhistas nas direções municipais de cada localidade. Explicou que em vários centros onde se violaram os procedimentos, o processo foi invalidado pelos órgãos de justiça trabalhista.
González manifestou que proximamente outro grupo de organismos farão a revisão de seus quadros de funcionários, partindo das experiências derivadas das assembléias com os trabalhadores. O secretário geral da CTC, Salvador Valdés, assinalou que se impõe impulsionar uma cultura econômica entre os trabalhadores, que permita elevar os rendimentos e baixar os custos da produção.
Dirigentes sindicais do turismo, metalurgia, saúde, agricultura, mineração, construção, transporte e a alimentação expuseram na reunião suas experiências sobre a reordenação trabalhista que ocorre no país.
Fonte: Prensa Latina