Hamas e Hezbolá felicitam povo egípcio por "vitória histórica"
O Partido de Deus do Líbano (Hezbolá) congratulou nesta sexta-feira (11) o povo egípcio pela vitória histórica que culminou com a queda ex-presidente Hosni Mubarak e de seu vice-presidente Omar Suleiman.
Publicado 11/02/2011 19:52
Além das comemorações no Egito, Beirute também viveu uma intensa comemoração pela queda do ditador, que assistiu uma festa com fogos de artifício e um buzinaço provocado por carros.
"O Hezbolá congratula o grande povo do Egito em sua histórica e honorável vitória, que é um resultado direto de sua revolução pioneira", diz o comunicado. "É a unidade do povo que foi mostrada nessa revolução, mulheres e homens, crianças e adultos, que marcaram o triunfo do sangue sobre a espada."
O Movimento de Resistência Islâmica palestino (Hamas) também felicitou o povo egípcio Egito pela queda de Hosni Mubarak, e pediu aos novos líderes do país para que encerrem o bloqueio contra Gaza, localizado na fronteira do deserto do Sinai.
"Este é o princípio da vitória do povo e da revolução egípcia", disse à imprensa um de seus porta-vozes, Sami Abu Zuhri. "A próxima liderança egípcia deve ajudar os palestinos, em primeiro lugar. Acabar com a injustiça e reabrir o único cruzamento (em alusão ao de Rafah, entre Gaza e Egito) para a população de Gaza agora e para sempre".
Centenas de habitantes na cidade de Gaza começaram a celebrar a queda de Mubarak e fizeram soar as buzinas dos carros.
Com agências