Publicado 31/01/2011 10:28 | Editado 04/03/2020 16:32
Antes de 2012 chegar, os desafios do PCdoB já estão postos. Se no próximo ano vamos escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todas as cidades, neste ano de 2011 as ações se revestem de extrema importância para os comunistas porque vamos renovar os comitês municipais (diretórios) do partido em todo o Ceará.
Não basta só renovar os comitês, eleger comitês definitivos e criar novas comissões provisórias. O Partido precisa estar presente na vida do povo, seja na Capital, seja nas cidades do interior do Estado. Entre os trabalhadores, estudantes (secundaristas e universitários), profissionais liberais e as diversas categorias de servidores públicos.
A organização por base – local de moradia, de estudo e de trabalho – é tão importante quanto os comitês distritais e municipais. São esses órgãos que mantêm o partido vivo, sempre se renovando, na perspectiva de construção do socialismo.
Partido que é Partido, como o PCdoB, não pode deixar de se reunir, discutir as questões que envolvem as cidades – situação das escolas, postos de saúde, lazer e esporte, moradia, sistema de transporte, assistência social, geração de emprego e renda, e todas as questões de infraestrutura urbana. Em pauta, nas reuniões, as conjunturas políticas municipal, estadual e nacional.
O Partido Comunista do Brasil, nos municípios, não pode ficar isolado das lutas dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, das Associações Comunitárias e de Agricultores, organizações dos servidores públicos, produtores, artesãos, pescadores e comerciantes, até mesmo para a promoção do debate de ideias.
Ao mesmo tempo em que estamos construindo e fortalecendo o Partido, com o ingresso de novas lideranças e inserção nas organizações sociais, vamos também preparando o PCdoB para o embate das urnas em 2012. O êxito da disputa eleitoral do próximo ano vai depender desse esforço realizado agora a partir do histórico de lutas anteriores.
Para que os comitês municipais possam trabalhar suas chapas majoritária e proporcional, chapas representativas, além de dar especial atenção às filiações e realizar debates, não pode deixar de provocar o comitê estadual para a realização de cursos de formação do Partido.
Creio que, desse modo, criam-se em todo o Estado do Ceará as condições necessárias para que o PCdoB possa disputar as eleições majoritárias – prefeitos e vice-prefeitos – e as eleições proporcionais, vereadores, em chapa própria ou em alianças políticas.
Assim como o processo de escolha dos novos comitês e a participação nas entidades da sociedade civil organizada, a escolha de candidaturas comunistas para 2012 deve ter a preocupação central com os interesses da maioria do povo.
Os comunistas em suas organizações de base, nas prefeituras e câmaras municipais, deverão sempre estar lutando para reforçar os laços do Partido com o povo e tornar o PCdoB capaz de desempenhar um papel mais ativo (Partido de vanguarda) para a melhoria da qualidade de vida da população.
Não há dúvida de que o Partido Comunista do Brasil precisa crescer para atender às expectativas de um Brasil que será em breve uma das nações mais influentes do mundo.
Iran Soares é jornalista
Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho