Sem categoria

Maus presságios: uma delegação do FMI já aportou na Espanha

Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) chega à Espanha nesta segunda-feira (17) para examinar as finanças do país. Um funcionário do ministério da Economia espanhol negou que a visita da delegação tenha caráter especial. A mesma informação partiu do organismo multilateral, de acordo com informações divulgadas pelo jornal espanhol Expansión.

O governo social-democrata da Espanha tem se esforçado por negar a necessidade de um recurso ao FMI, consciente de que isto significa uma abdicação completa da soberania econômica e submissão às receitas antipopulares da instituição. Daí a preocupação de mascarar o significado da missão para a opinião pública.

Dissimulação

Neste sentido, tanto representantes do ministério da Economia quanto do FMI afirmaram ser uma visita de rotina, sem conexão com o momento crítico enfrentado pela economia espanhola. Quem há de acreditar?

Na versão oficial, a presença da equipe do Fundo estaria relacionada com um trabalho preparatório de um documento da entidade referente às condições financeiras globais, que é publicado duas vezes ao ano, coincidindo com as reuniões da instituição.

Nos bastidores, a interpretação é outra. A visita é indício de que um pacote de maldades contra a classe trabalhadora, sob o invólucro de ajuste fiscal, já está a caminho. Vale notar que a presença da missão do FMI na Espanha ocorre no mesmo momento em que ministros europeus discutem a possibilidade de ampliar recursos e usos do fundo de resgate para socorrer países da região afetados pela crise da dívida.

Da redação, com Valor