Sem categoria

PCdoB apoia candidatura de Marco Maia para presidência da Câmara

A bancada do PCdoB na Câmara vai apoiar a candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) à Presidência da Casa. O anúncio foi feito pela líder do Partido, deputada Vanessa Grazziotin (AM). Ela destacou como “fundamental” a participação do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) na decisão.

“Tivemos várias reuniões, com a participação do Aldo Rebelo, e chegamos a conclusão de que vamos apoiar Marco Maia, que é o candidato definido pelo PT, de maior bancada”, disse, pelo telefone em meio a uma reunião, anunciando para a próxima quarta-feira (19) um encontro com o candidato.

Em dezembro, quando ganhou a disputa interna no Partido com o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), a candidatura de Marco Maia foi bem recebida pelos comunistas. Na ocasião, Grazziotin disse que “a candidatura do deputado Marcos Maia é uma boa notícia. Ele tem origem operária, foi militante do movimento operário e sindical no Rio Grande do Sul, é um político agregador, homem do diálogo, modesto, capaz de escutar seus interlocutores políticos".

Maia entrou na disputa com Vacarreza e o ex-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, também de São Paulo, como um azarão e acabou canalizando todas as insatisfações dos petistas. Se a decisão fosse a voto, o gaúcho teria pelo menos 50 dos 88 votos da bancada, já que contava também com boa parte dos votos do campo majoritário, ao qual pertence. Os outros dois candidatos – Vaccarezza e Chinaglia – renunciaram em favor de Maia.

No final de dezembro passado, o ex-presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), avaliou que o rodízio entre PT e PMDB na Presidência da Câmara gera grande descontentamento entre os parlamentares, o que poderia resultar numa candidatura alternativa. Aldo, Júlio Delgado (PSB-MG) e Sandro Mabel (PR-GO) vinham sendo cotados para a disputa.

“O processo de escolha do presidente da Câmara, na forma como está sendo conduzido, está gerando desconforto e insatisfação em grande número de parlamentares. Por isso, vamos iniciar um processo de consulta para a possibilidade de uma candidatura alternativa, com a condição de que o nome lançado seja de um representante da base governista. Se viabilizarmos um nome, será para ganhar”, disse Aldo Rebelo na ocasião. A definição da candidatura de Maia alterou o quadro e ajuda a explicar a nova posição dos comunistas. 

De Brasília
Márcia Xavier