Eliana Gomes fala sobre expectatias para 2011

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) afirmou que 2011 será um ano muito importante para o Brasil em diversos aspectos. Inicialmente ela destacou a chegada da primeira mulher ao poder central.

“Mais importante ainda é que as mulheres estão ocupando 20% dos cargos de ministros, uma cota razoável, em setores estratégicos, como na Área Econômica e na Cultura. Uma promessa de campanha que ela já cumpriu. Temos a certeza de que Dilma Rousseff também fará o enfrentamento da pobreza, consolidará as políticas públicas para mulheres e toda a conjuntura para a juventude”, destacou.

Outro aspecto que, na visão de Eliana deve ser prioridade, são as ações de enfrentamento da violência. “Mal começamos o ano e cinco mulheres já foram assassinadas no Ceará. Temos que ter ações de maior envergadura nessa área e consolidar a Lei Maria da Penha, que é um instrumento fundamental para que a violência contra a mulher não prospere”, destacou.

Eliana frisou ainda que espera que o novo secretário de Segurança Pública do Estado, realmente mapeie todas as fragilidades do setor e acione as políticas públicas, realize concurso para contratar mais pessoal, melhore as delegacias e elimine a corrupção existente nos aparelhos de segurança, para que o Estado passe a ser referência no setor.

A vereadora citou ainda as secretarias de Saúde, Esporte e Coordenadoria Especial para projetos da Copa de 2014, “Parabenizo o governador Cid Gomes pela escolha de uma equipe que com certeza terá um papel fundamental na melhoria de vida de nossa população. Além disso, ele vem mantendo a parceria com a União e com a Prefeitura de Fortaleza, que só vem beneficiando a todos”, destacou.

A vereadora comunista falou das suas expectativas quanto a administração de Luizianne Lins (PT) a frente da Prefeitura de Fortaleza nos próximos dois anos. Disse que espera que a prefeita conclua as obras como o Hospital da Mulher e o Transfor e melhore a Saúde e dê sua colaboração para a Segurança Pública. Na sua avaliação neste início de ano é importante que a cidade se organize para que o inverno não cause prejuízos para a população. “Como temos ainda muitas pessoas que moram em áreas de risco, temos que estar atentos para que elas não sofram com o início das chuvas”, observou.

Quanto a nova presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, Eliana Gomes destacou que já conhece o presidente Acrísio Sena, desde quando ele foi presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e sabe de sua luta nos movimentos sociais. “Tenho certeza que Acrísio e a Mesa Diretora vão realizar um trabalho proveitoso”. Ela propõe melhorias nas comissões técnicas, consolidação do Colégio de Líderes, reformulação do Plano Diretor como metas para este ano.

Com relação ao seu mandato Eliana destacou que já tem quatro audiências públicas descentralizadas marcadas para discutir a redução da carga horária de trabalho semanal para 40 horas. Observa ainda que será realizada outra audiência para debater os 10 anos do Estatuto das Cidades; e outra sobre os 99 anos do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) nacional e 54 anos do mesmo instituto em nível estadual.

Fonte: Câmara de Fortaleza