BA: Eleitos no pleito de 2010 são diplomados
O auditório do Salão Iemanjá, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, esteve lotado na tarde desta quinta-feira (16/12) para prestigiar a cerimônia de diplomação dos eleitos no estado em 2010. Além do governador reeleito, Jaques Wagner (PT), e do seu vice, Otto Alencar (PP), foram oficialmente nomeados os senadores Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), os 39 deputados federais baianos e os 63 estaduais que assumirão mandato na Assembléia Legislativa.
Publicado 17/12/2010 15:13 | Editado 04/03/2020 16:19
Aliado histórico do governo, o PCdoB marcou presença na festa com a renovação dos mandatos para a Câmara Federal de Alice Portugal e do presidente do partido na Bahia, Daniel Almeida – ambos pela terceira vez consecutiva -, que seguem para a capital federal acompanhados de um estreante na Casa: o deputado Edson Pimenta, recém-eleito federal. “A expectativa é de contribuir mais nas articulações políticas em Brasília, junto aos ministérios, para atrair novos investimentos para a Bahia e dar prosseguimento a esse projeto de crescimento e desenvolvimento, da geração de emprego e de oportunidades”, revelou Pimenta.
O PCdoB baiano passa a contar, pela primeira vez, com três representantes na Câmara, fortalecendo a bancada comunista frente aos demais partidos e com proeminência de ampliar o seu protagonismo nas grandes decisões nacionais. É também o tamanho da bancada que determina o tempo de TV de cada legenda e a distribuição de verbas para o Fundo Partidário. “O PCdoB já não é mais um partido da capital nem um partido dos grandes centros; está enraizado em cada canto da Bahia e a eleição desse ano revelou isso: grande parte dos votos veio do interior, o que mostra uma consolidação maior no estado, dando esse perfil de partido estruturado, organizado e capaz de pensar em projetos mais ousados para a Bahia”, defendeu Daniel Almeida.
E o grande foco para os próximos quatro anos é, justamente, ampliar o protagonismo da política baiana, fortalecer ainda mais o partido e dar prosseguimento ao modelo de desenvolvimento nacional iniciado com Lula, em 2002, e seguido no estado com o primeiro Governo Wagner, em 2006. “Vamos continuar elevando alto as bandeiras do PCdoB; da democracia e da garantia efetiva de que esta frente, que hoje se renova com o governador Jaques Wagner e que se renovará essa semana com Dilma Rousseff, atenda, de maneira especial, as necessidades populares e a ampliação do processo de crescimento do país, mas sempre com a visão humana sendo colocada como elemento nuclear. Fazer o Brasil crescer com o desenvolvimento do seu povo; esse é a vontade do PCdoB”, enfatizou Alice Portugal.
Estréias na AssembléiaFesta tripla também para o legislativo baiano, com a reeleição do Destaque Parlamentar 2010, Álvaro Gomes, e as estréias de Kelly Magalhães e Fabrício. A dupla ratifica o enraizamento do PCdoB no estado: ela é vereadora de Barreiras, no oeste, e ele vereador em Vitória da Conquista, no sudoeste – inclusive, o mais bem votado do partido na Bahia. “O sentimento é de honra e um amor a essa militância política que nós temos na Bahia. Então, nesse aspecto, isso aqui é um coroamento de um projeto político de vários anos, onde nós estamos construindo o PCdoB em todo interior do estado”, afirmou Fabrício.
Única deputada estadual eleita da base do governo em toda região Oeste, Kelly não escondeu a emoção. “É uma sensação especial de felicidade, de realização depois de muita luta e muita batalha. Agora, vamos buscar envidar todos os esforços para trabalhar pela região, com emendas e ações que possam construir uma relação de identidade do Oeste com a Bahia como um todo”, adiantou a parlamentar.
Para tanto, o PCdoB defende uma atuação unificada da sua bancada na Assembléia que, mesmo renovada, mantém-se com três representantes. “Nós pretendemos, nessa nova legislatura, trabalhar de uma forma coesa. A bancada do PCdoB vai se manter cada vez mais firme, buscando fazer com que a nossa atuação seja reconhecida em toda a Bahia”, endossou Álvaro Gomes. Elaborar projetos e proposições que venham a promover o desenvolvimento do estado desponta como prioridade, além de renovar a imagem do Poder Legislativo, aproximando a Assembléia da população. “Então, nós vamos efetivamente buscar uma atuação integrada, combativa e no sentido de fortalecimento do projeto progressista e popular que vem transformando o estado da Bahia, reduzindo as desigualdades sociais”, ratificou Gomes.
De Salvador,
Camila Jasmin