Sem categoria

Brasília recebe o 3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude 

 Discutir e compartilhar experiências relacionadas às políticas públicas de juventude é objetivo do encontro, que teve início no domingo (28) e pretende fortalecer a rede nacional de conselhos.

Promovido pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a 3ª edição do Encontro Nacional de Conselhos de Juventude acontece em Brasília. Desde o dia 28 e até terça-feira (30), cerca de 230 pessoas, representantes de 97 Conselhos Municipais e 15 Conselhos Estaduais de Juventude de todo o Brasil, participam de reuniões e grupos de trabalho ao longo dos dois dias de programação.

A presidente eleita, Dilma Rousseff, também está entre os convidados de um dos debates da segunda-feira (29), que se baseia em três eixos: balanço das políticas públicas de juventude durante o governo Lula; papel dos conselhos de juventude e, desafios e prioridades das políticas públicas de juventude para o próximo governo. Esse debate será provavelmente um dos pontos altos do Encontro, na opinião do presidente do Conjuve, Danilo Moreira. Ele aponta que é grande a expectativa quanto às políticas para a juventude no próximo governo. "A avaliação foi positiva no governo Lula. Mas agora todos querem pensar pra frente".

A conselheira e diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marcela Rodrigues, defende que o 3º Encontro será extremamente importante para a formação e fortalecimento da rede de conselhos estaduais e municipais e sua capilarização, que dará mais fôlego ao Conjuve nas futuras conquistas. "Em 2010, declarado pela Unesco como o Ano da Juventude, temos muito a comemorar: a aprovação da PEC juventude e do Estatuto da Juventude, além da convocação da 2ª Conferência Nacional. Agora, como novo governo, temos a expectativa de entrar ainda mais forte na implantação das políticas públicas para a juventude (PPJ)", declarou Marcela, que no Conselho é a coordenadora da Comissão de Parlamento – por onde passaram os projetos de marco legal.

Criado em 2005, o Conselho Nacional de Juventude tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

Juventude em debate

Na abertura estiveram presentes o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, e o diretor da Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ), Alejo Ramirez. Para o encerramento, no dia 30, é esperada a participação do ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Na terça-feira (30), o debate abordará a construção da 2ª Conferência Nacional de Juventude e o papel dos conselhos de juventude na organização e no fomento da discussão dos eixos temáticos nos locais de atuação.

Serviço:
3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude
Data: 28 a 30 de novembro
Local: Nobile Lakeside Convention & Resort, Brasília/DF
Informações: www.conjuve.gov.br
Twitter: @conjuve, tag #3EncontroConjuve

Programação completa

Domingo, 28/11
10h às 18h Chegada dos Participantes
12h às 14h Almoço
16h às 19h Credenciamento
17h às 18h Reunião com Mobilizadores Estaduais da Rede de Conselhos
19h às 20h Abertura do 3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude

Segunda-feira, 29/11
9h às 9h45 Composição do Painel. A cara dos conselhos de Juventude.
9h45 às 12h30 Mesa de Contexto
.Balanço das Políticas Públicas de Juventude no Governo Lula.
.Papel dos Conselhos de Juventude.
.Desafios e Prioridades das Políticas Públicas de Juventude no próximo Governo.
12h30 às 14h Almoço
14h às 18h Rodas de Conversa
Temas / Perguntas Provocadoras
1. Como ampliar a incidência dos conselhos do desenvolvimento e implementação das PPJ.s?
2. Como fortalecer os Marcos Legais da Juventude (PEC, Plano Nacional da Juventude, Estatuto da Juventude)
3. Como integrar o desenvolvimento nacional e a sustentabilidade priorizando o enfoque na juventude?
4. Qual o balanço dos principais Programas e Projetos destinados à juventude implementados nos últimos anos?
5. Quais devem ser as prioridades na PPJ nos próximos anos?
A partir das 20h Confraternização dos Participantes

Terça-feira, 30/11
10h às 10h30 Relatos das Rodas de Conversa
10h30 às 13h Mesa .II Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude e o Papel dos Conselhos.
13h às 14h Almoço
14h às 14h30 Lançamento de Publicações
14h30 às 15h Encerramento

Da redação, com Estudantenet