Sem categoria

China e Cuba defendem maior intercâmbio Cultural

China e Cuba defenderam terça-feira (19) um maior intercâmbio cultural, que foi qualificado de ponte para a comunicação entre os dois povos.

A coincidência nesse sentido se revelou no encontro que o ministro de cultura cubano, Abel Prieto, sustentou com o membro do Politburo do Partido Comunista da China e chefe de seu Departamento de Propaganda, Liu Yunshan.

Na ocasião as partes referiram-se às possibilidades de ampliar os vínculos no mencionado setor, tema que o titular cubano analisou anteriormente com outras autoridades anfitriãs, incluído seu homólogo, Cai Wu, e o vice-diretor da Administração Geral de Cinema, Rádio e Televisão, Zhang Pimin.

A última jornada do programa da delegação cubana encabeçada por Abel Prieto incluiu um percurso pelo distrito cultural capital 798, onde foi recebida por seu vice-diretor, Liu Gang, que explicou aspectos da história e funcionamento da instituição.

Nesse recinto o ministro apreciou a mostra de artes plásticas da ilha, exibida em uma de suas galerias como parte das atividades pela celebração do 50º aniversário de relações diplomáticas entre os dois países. Na ocasião. Abel esteve acompanhado pelo embaixador da ilha em Pequim, Carlos Miguel Pereira.

Com mais de 40 obras de prestigiosos artistas, incluídos Roberto Fabelo e Choco, a exposição é considerada como a maior do tipo na história.

O percurso fechou um programa iniciado na última quinta-feira em Shanghai, onde a delegação visitou os pavilhões da China e Cuba na Exposição Universal, e foi recebida pelo vice-prefeito dessa municipalidade, Tua Guangshao.

Além de conhecer projetos culturais na província de Shaanxi, a delegação cubana assistiu a abertura do VIII Festival Internacional Folclórico da China, da qual participou o grupo de dança cubano Rakatán, e visitou a sede do Ballet Nacional deste país.

Entre os resultados destes novos contatos destaca a assinatura de um programa de intercâmbio cultural para o período 2011-13, assinado pelos dois ministros, o qual prevê ações em várias áreas com vista a ampliar as relações.

Fonte: La prensa