Sem categoria

Ahmadinejad elogia resistência na fronteira do Líbano com Israel

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, elogiou nesta quinta-feira (14) a resistência libanesa que lutou contra os invasores sionistas na cidade de Bint Jbeil, perto da fronteira com Israel, a qual chamou de "a capital da resistência e da vitória".

Multidão em Bint Jbeil (Líbano) ouve discurso de Ahmadinejad

No segundo dia da visita oficial ao Líbano, o presidente do Irã levou multidões às ruas da cidade próxima à fronteira com Israel, que foi destruída pela agressão das tropas israelenses durante a guerra de 2006. "Resistência é a chave da vitória do Líbano e de todas as nações da região", discursou.

Leia também:

"Vocês se ergueram contra eles e asseguraram a integridade territorial do Líbano", dizendo também que os cidadãos de Bint Jbeil são "protetores da humanidade, dignidade e independência".

O presidente iraniano também condenou a política dos Estados Unidos na região em seu discurso. "Se não fosse pela Resistência heroica, não teria sido conhecida a linha da fronteira entre o Líbano e Israel", afirmou Ahmadinejad.

"O povo iraniano estará em todas circunstâncias com vocês", acrescentou o presidente, ovacionado pelo público, durante sua visita ao sul do país, região da qual Israel foi expulso em maio de 2000 após 22 anos de invasão.

Antes de se deslocar para o sul, Ahmadinejad se reuniu com líderes religiosos, recebeu uma condecoração da Universidade Libanesa e se reuniu com o primeiro-ministro Saad Hariri, que ofereceu um almoço em sua honra.

Ahmadinejad retorna a Beirute na noite desta quinta para despedir-se de seu colega libanês Michel Suleiman no palácio presidencial, encerrando assim sua primeira visita ao Líbano.

Da redação, com agências