Festival UFC de Cultura lançará texto inédito de José de Alencar

"Antiguidade da América" e "A raça primogênita", manuscritos inéditos do romancista cearense José de Alencar (1829–1877), serão lançados na próxima segunda-feira (18), a partir das 14h, como parte da programação do III Festival UFC de Cultura – Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar. A programação completa do evento está disponível no site www.festivalufcdecultura.ufc.br.

Organizado pelo Prof. Marcelo Peloggio, do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, o lançamento dos textos ocorrerá no Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica). Peloggio transcreveu os manuscritos, de um total de 11 cadernos repletos de fragmentos e anotações, junto com a equipe de pesquisadores do Grupo de Estudos José de Alencar, da UFC, durante três anos, no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro.

Guardados há mais de 130 anos, os ensaios foram escritos em 1877, pouco antes da morte do escritor cearense. São, talvez, os últimos escritos de Alencar. De caráter filosófico e antropológico, os textos teorizam sobre a origem e a extinção da humanidade: o berço do homem seria a América e o mundo terminaria por meio de um grande massacre, no mesmo continente.

Composto por cerca de 190 páginas, com as transcrições integrais dos manuscritos, textos complementares do escritor e imagens digitalizadas, o livro traz, ainda, três artigos de pesquisadores da obra de José de Alencar: Eduardo Vieira Martins, da Universidade de São Paulo (USP); César Sabino, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o próprio Peloggio.

Este ano, o Festival ocorre simultaneamente aos Encontros Universitários – maior evento acadêmico do Ceará, que se realiza de 20 a 22 deste mês. O III Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, com patrocínio do Banco do Nordeste e Banco do Brasil e apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Coelce, Cetrede, Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará e Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC