Governo estadual assegura construção de piscina olímpica em SSA

O Centro de Treinamento da Fundação da Criança e do Adolescente – Fundac, em Matatu de Brotas, foi o local escolhido para abrigar a nova piscina olímpica de Salvador. O equipamento esportivo substitui o parque aquático da Fonte Nova, demolido junto com o estádio no último dia 29. A previsão é de que as obras tenham início já no primeiro semestre de 2011, com prazo de seis meses para conclusão.

“Como a localização da Fundac é privilegiada, o procedimento foi adiantado para atender a comunidade do entorno da Fonte Nova, atletas de alto rendimento, para-atletas e internos da Fundação”, destacou o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, Nilton Vasconcelos, responsável pelo projeto, em solenidade de apresentação à imprensa e à comunidade esportiva na manhã de terça-feira (21/9).

Construída dentro dos padrões da Federação Internacional de Natação, a piscina irá atender mais de 1,3 mil atletas que treinavam no antigo parque aquático, além da comunidade de Cosme de Farias e adjacências. A estrutura terá capacidade para 500 espectadores.

Com investimentos da ordem de R$ 4,5 milhões, o projeto ainda prevê uma piscina de aquecimento, vestiários adaptados, estacionamentos e guarita, numa área total de aproximadamente 5,9 mil m². A perspectiva é de que o edital de licitação seja divulgado em dezembro ou, no máximo, em janeiro de 2011.

Esta será 10ª piscina a ser entregue à população baiana. Seis semi-olímpicas já foram inauguradas: uma na capital, no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina, e mais cinco nos municípios de Guanambi, Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim, Irecê e Miguel Calmon. Em Correntina, a inauguração será dentro dos próximos meses e, em Serrinha, a piscina está em fase de construção. Já na segunda-feira (20), foi assinada ordem de serviço, pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia – Sucab, para a construção de uma piscina semi-olímpica na Vila Militar dos Dendezeiros, em Salvador.

De acordo com o titular da Setre, existe ainda a intenção de se construir uma piscina de 50 metros, uma de aquecimento e outra para saltos ornamentais no Parque de Pituaçu. Os estudos de impactos ambientas para as intervenções, inclusive, já estão sendo implementados pela Secretaria.

De Salvador,
Camila Jasmin, com assessorias