Festival Latino-Americano de Teatro agita cena cultural de SSA

A capital baiana se transformou no centro das artes visuais latino-americanas desde o dia 9 de setembro, e assim será até este domingo (19). Grupos nacionais e internacionais, do Peru, Chile, Espanha, Dinamarca e Cuba-EUA, dividem uma extensa agenda teatral em 11 espaços culturais de Salvador. A programação traz mais de 50 atividades: 12 espetáculos nacionais, incluindo algumas estréias, 20 estrangeiros, lançamento de livros, cursos, encontros, ações educativas e oficinas.

É o 3º Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FILTE, que tem a direção artística do cubano Luis Alberto Alonso, direção de produção de Rafael Magalhães e produção geral da Oco Teatro Laboratório e Carranca Produções Artísticas. “A realização de uma mostra de trabalho teatral desta natureza nos instiga a conhecer um pouco mais de nós, brasileiros latino-americanos. É uma iniciativa pioneira na Bahia e no Nordeste”, afirmou Alonso.

Este ano, o Festival homenageia o grupo peruano Yuyachkani, que completa 40 anos. O público ainda pode conferir as apresentações de “Feito no Peru: vitrina para um museu da memória”, neste final de semana (18 e 19), às 20h30, no Teatro Vila Velha.

Já as produções locais são destaque na Mostra Baiana de Teatro de Grupo, que reúne dez espetáculos, dentre os quais: Uma Vez Nada Mais, A Cela, As Aventuras do Maluco Beleza, Papagaio, O Caçador de sonhos e Lavando a Alma, que ainda estão em cartaz. A programação completa está disponível no site oficial do evento: www.filte.com.br. Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Algumas apresentações são gratuitas.

De Salvador,
Camila Jasmin