Encontro da Diversidade Cultural festeja a harmonia da diferença
O Encontro da Diversidade – A Independência da Cultura, aconteceu em 4 de setembro, nos Arcos da Lapa (RJ), e reuniu milhares de pessoas para celebrar a mistura cultural do país. Participaram diversos segmentos culturais: índios, quilombolas, ciganos, representantes de religiões de matriz africana, LGBT, mestres de folguedos, imigrantes, pessoas portadores de necessidades especiais, trabalhadores urbanos e rurais. É a harmonia na diferença.
Publicado 16/09/2010 13:57
Promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o encontro também promoveu a 1ª Reunião Técnica do Mercosul sobre a Diversidade Cultural.
Participaram da "Chegança Diversa" – nome dado à abertura do evento – o Frevo de Olinda, o Mamulengo Só Riso e o Maracatu Piaba de Ouro, ambos de Pernambuco; os blocos Tá Pirando Pirado Pirou, Treme Terra e LGBT, do Rio de Janeiro; Bumba Meu Boi de Maracanã, do Maranhão; Grupo de Fandango Mandicuera, do Paraná; Nelson Triunfo e Jongo de Piquete, de São Paulo; Os Quentes da Madrugada, grupo de carimbó do Pará; e a Banda Caxiri na Cuia, que traz o forró indígena de Roraima, e outros.
Fonte: da redação, com informações do Ministério da Cultura.