Sem categoria

Cid Gomes (PSB) vai a 58% e aumenta vantagem em disputa no Ceará

O governador do Ceará e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB), aumentou sua vantagem em relação a seus adversários. Segundo pesquisa Datafolha realizada entre os dias 9 e 10 de setembro e divulgada na edição desta terá-feira (14) do jornal O Povo, 58% dos eleitores declaram votar em Cid, contra 16% no segundo colocado, o ex-governador Lúcio Alcântara (PR).

Já o sociólogo Marcos Cals (PSDB), apoiado pelo senador Tasso Jereissati e pelo presidenciável tucano, José Serra, patina em 8%. Francisco Gonzaga (PSTU) tem 1%, enquanto os candidatos Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL) não pontuaram. Votos brancos e nulos somam 2% e indecisos, 14%.

Com esses números, Cid Gomes obtém 69% dos votos válidos e pode vencer as eleições já no primeiro turno. Em comparação com as pesquisas anteriores, realizadas entre os dias 20 e 23 de julho e 24 e 25 de agosto, Cid foi o único candidato que cresceu. Ele aparecia com 47% no primeiro levantamento e 53% no segundo. Alcântara caiu — tinha 26% e 19%, respectivamente. Cals tem se mantido estável — de 7% na primeira para 9% na anterior.

Numa eventual disputa no segundo turno, Cid aparece com 63% dos votos e Lúcio com 25%. O Datafolha ouviu 927 eleitores em 41 municípios. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 29210/2010.

Da Redação, com informações da Folha.com