Ministro da Saúde destaca inauguração do Hospital do Subúrbio

Presente à cerimônia de inauguração do Hospital do Subúrbio nesta segunda-feira (13/9), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, falou sobre a importância do novo hospital para a Bahia e o Brasil e registrou o impacto da localização da unidade de saúde no Subúrbio de Salvador.“Essa localização é importante, porque será um facilitador para o atendimento dos pacientes, que procedem do interior do estado em busca de serviços médicos na capital do estado”, pontuou Temporão.

Localizada próximo à rodovia BR-324 que liga a Feira de Santana, a unidade médico-hospitalar irá atender à capital e Região Metropolitana e é o primeiro resultado da PPP na área de saúde pública hospitalar do país. O consórcio Prodal Saúde ficará à frente da administração do Hospital durante 10 anos, responsável por contratar pessoal e adquirir equipamentos. A Parceria tem um contrato de metas quantitativas, de cirurgias e internações que devem ser feitas em cada mês; e metas qualitativas, que garantem o padrão da assistência.

O atendimento à população tem início a partir das 7 horas desta terça-feira. São 268 leitos, equipados para casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica e traumato-ortopédica adulto e pediátrica. Inicialmente, a unidade irá operar com 50% da capacidade. O prazo para pleno funcionamento da demanda é de 180 dias.

Para o secretário de Saúde do Estado, que na sua gestão já colocou em funcionamento cinco hospitais destacou a prioridade com o acesso à rede SUS. “O hospital tem papel fundamental em aumentar o acesso e ampliar a capacidade de atendimento da rede SUS (Sistema Único de Saúde); especialmente nas situações de urgência e emergência, onde o atendimento deve ser prestado com qualidade, resolutividade e o mais rápido possível”, destacou Solla.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Wagner