Capitalização é boa para a Petrobras e a União, afirma Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (3) que a operação de capitalização da Petrobras será benéfica tanto para a empresa como para a União. Mantega destacou que a venda de 5 bilhões de barris de petróleo para a companhia foi a maior operação do gênero já realizada.
Publicado 03/09/2010 16:40
Com a operação, o governo recebeu US$ 42,5 bilhões em ações da petrolífera. "Isso promoverá o fortalecimento da Petrobras e o aumento do patrimônio da União, que passa a ter acesso a essa riqueza do pré-sal. Certamente, esse é só o início do processo que permitirá levar a população à riqueza que está no subsolo brasileiro", afirmou.
Mantega diz que os minoritários participarão da nova oferta, mas evitou comentar em que proporção. "Esses parâmetros ainda não estão definidos, e de qualquer forma eu não poderia comentar porque faço parte do conselho de administração da Petrobras", destacou.
Questionado sobre a legalidade do processo de venda, Mantega foi enfático ao afirmar que não houve qualquer irregularidade. "Tivemos uma lei aprovada no Congresso para isso", disse. O ministro ainda destacou que foram feitas duas avaliações por empresas diferentes para definir o preço do barril e, portanto, não haveria qualquer possibilidade de o preço ter sido fixado de forma inadequada.
Fonte: Valor