Mais uma pesquisa indica vitória de Wagner em primeiro turno
Pesquisa Vox Populi/Band divulgada na noite desta segunda-feira (16/8) aponta nova vitória do governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), no primeiro turno. À frente com 45% das intenções de voto, Wagner lidera também na espontânea (quando não são apresentados os nomes dos concorrentes ao pleito de outubro), com 27%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Publicado 17/08/2010 23:04 | Editado 04/03/2020 16:19
Em segundo lugar, Paulo Souto (DEM) aparece com 24%. O democrata, entretanto, apresenta o maio índice de rejeição: 20% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. Já Geddel Vieira Lima (PMDB) caiu um ponto em relação ao último levantamento Vox Populi (datado de 27 de julho) e surge com 9%. Os demais candidatos ao Governo da Bahia não pontuaram. Indecisos somaram 16%. Brancos e nulos ficaram na faixa dos 6%.
Na pesquisa espontânea, Souto ficou com 10% da preferência do eleitorado e Geddel, 4%. Pelo menos 53% dos entrevistados declararam não saber em quem vão votar no dia 3 de outubro. O Instituto ouviu 800 pessoas.
Senado
O Vox Populi também ouviu os eleitores sobre os candidatos ao Senado. César Borges (PR) manteve a liderança com 35% da preferência. Em seguida, Walter Pinheiro (PT), com 27%, e Lídice da Mata (PSB), que tem 17%. José Ronaldo e José Carlos Aleluia (ambos do DEM) somaram 10% e 5% respectivamente. Quase metade dos entrevistados, contudo, ainda estão indecisos: 47%. O número é ainda maior na espontânea, quando 92% afirmaram que não sabem em quem votar, demonstrando que os candidatos ainda são desconhecidos do grande público; o que deve mudar a partir desta terça-feira (17), com o início do Horário Eleitoral Gratuito na TV e no rádio.
A tendência é mantida no levantamento divulgado pelo Datafolha: 71% de indecisos. Borges segue líder, com 36% das intenções de voto, e Lídice surge na segunda colocação, com 20%, seguida por Pinheiro, com 17%. José Ronaldo (DEM) ficou com 8%; José Carlos Aleluia (DEM), 5%, Edson Duarte (PV) e Edvaldo Brito (PTB), 4% cada um; Carlos Sampaio (PCB) e Zilmar (PSOL), 2%; e França (PSOL) e Albione (PSTU) com 1% cada. Brancos e nulos somaram 28%. Foram ouvidos 1.072 mil eleitores, em 42 municípios da Bahia. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
De Salvador,
Camila Jasmin