Sem categoria

Mulheres entram em campo para aumentar placar nas eleições

O Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria) acredita que a Copa do Mundo é um excelente momento para fomentar a discussão da participação política das mulheres nas eleições deste ano. “É hora de aproveitar esse tempo que mistura euforia e patrotismo para marcar três gols a favor da cidadania feminina”, diz a campanha que ganhou o slogan “Em ritmo de Copa do Mundo 2010, as mulheres brasileiras entram em campo na luta por seus direitos”.

A campanha, lançada nesta terça-feira (15), no dia do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, quer estimular o debate sobre os direitos das mulheres e a importância de sua presença nos espaços de poder e decisão, a fim de combater as desigualdades de gênero que impedem as mulheres de se lançarem candidatas e se colocarem nos espaços partidários.

“3 X 0 é um bom começo. Que tal?” diz o texto da campanha, enumerando os gols: “Um gol pelo cumprimento obrigatório de no mínimo 30% para as mulheres nas candidaturas dos partidos políticos; dois pela reserva de 5% dos recursos do Fundo Partidário para programas de promoção da participação política das mulheres e três pela reserva de tempo da propaganda partidária gratuita para difundir a participação política feminina.

Segundo o quarto Relatório Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, elaborado pela Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem até 2015 para promover a ascensão das mulheres a cargos no alto escalão do governo e de empresas privadas. No entanto, a política formal ainda é um campo eminentemente masculino e branco e a alteração desse quadro representa um enorme desafio para a democracia brasileira.