E o Prêmio Bonsai de Economia vai para Meirelles, do BC

Em alusão à coisa difícil de explicar, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) foi hoje (10) à tribuna da Câmara conceder o “Prêmio Bonsai de Economia” ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Premiação que ilusoriamente criou e entregou a Meirelles, foi dada em razão do novo aumento da taxa básica da economia, a Selic, reajustada em 0,75%.

“Por que, Senhor Presidente, contrariando a orientação do governo do Presidente Lula, as necessidades da sociedade brasileira, mais uma vez o Banco Central aumenta a taxa Selic. Qual a desculpa? A ameaça da inflação?”, afirmou Jô Moraes.

Embasada em estudos e levantamentos produzidos pelo economista e assessor da Liderança do PCdoB na Casa, Flávio Tonelli, ele argumentou não existirem dados no horizonte próximo que apontem para a retomada da inflação por demanda. A própria redução do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9% verificados no segundo trimestre de 2009, para 1,5% em igual período deste ano e a variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPCE) de abril, da ordem de 0,14% em relação a maio, já contradizem essa expectativa, alegou.

O que é
Bonsai, é palavra japonesa que significa árvore (bon) em bandeja, vaso (sai). É uma arte de criar miniaturas de plantas. Apesar das características de árvores maduras – dão flores e frutos –, elas têm pouco crescimento.