Edvaldo debate PAC 2 na Marcha dos Prefeitos
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que se encontra em Brasília participando da 13ª Marcha dos Prefeitos, compôs na tarde desta terça-feira (18) uma mesa de debate sobre a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), ele representou a entidade durante o debate que reuniu mais de 500 mandatários municipais.
Publicado 19/05/2010 09:49 | Editado 04/03/2020 17:20
Edvaldo estava à mesa ao lado do ministro das Cidades, Márcio Fortes, da coordenadora-geral do PAC, Miriam Belchior, da secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, do subsecretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Assuntos Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, e do vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Luiz Benes Leocádio de Araújo.
"O debate reuniu prefeitos de municípios com até 50 mil habitantes, que também serão beneficiados com o PAC 2, já que agora os investimentos do programa estarão mais voltados para as cidades", disse Edvaldo Nogueira, lembrando que, além de contemplar obras de saneamento e habitação, como no PAC 1, a segunda etapa do programa contemplará projetos de pavimentação, creches e pré-escolas, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, praças, postos comunitários de segurança, prevenção de áreas de risco e mobilidade urbana.
"O PAC 2 reserva 67% a mais de recursos para as cidades", disse o prefeito de Aracaju. "Nossa luta é para que as prefeituras tenham projetos. O Brasil possui 4.880 municípios com até 50 mil habitantes e juntos representam 32% da população nacional", afirmou o prefeito. Somente Aracaju apresentou R$ 440 milhões em projetos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento.
Presidenciáveis
Na noite desta terça-feira, Edvaldo Nogueira participa do VI Prêmio Prefeito Empreendedor, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o apoio da FNP. Na manhã desta quarta-feira, ele participará de um debate com os pré-candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva.
A 13ª Marcha dos Prefeitos será encerrada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, 20, quando haverá o lançamento do grupo de trabalho da Conferência Nacional dos Municípios (CNM) para construção da proposta de redefinição do Pacto Federativo.