CEU: Uma casa que fez história

Foi a partir do final da década de 1940, quando ainda a única instituição de ensino superior, em Curitiba, era a Universidade Federal do Paraná e que se construíam as obras do Centro Cívico é que Juscelino Kubitschek chega à presidência da República e trouxe novos ares políticos ao Brasil. Neste contexto é que os estudantes iniciaram o movimento para conquistarem um espaço que pudesse abrigá-los.

Artigo de Joel Benin*


Levando em conta a cidade, como contexto, vale destacar a opinião de Roland Barthes. Ele diz: “A Cidade é um discurso, e esse discurso é verdadeiramente uma linguagem: a cidade fala aos seus habitantes, falamos nossa cidade, a cidade em que nos encontramos, habitando-a simplesmente, percorrendo-a, olhando-a.”

O desafio de construir a casa começou com a diretoria da União Paranaense de Estudantes, liderada pelo então presidente Oséas de Castro Neves, que iniciou um movimento de criar um espaço que amparasse os estudantes de baixo poder financeiro. O movimento conseguiu atingir seu objetivo, tanto assim que, em 11 de agosto de 1948, foi criada a Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná, com apoio de Hermínia Rolim Lupion.

Inicialmente a entidade funcionou em um prédio alugado localizado na Av. Luiz Xavier. Na época comportava 160 moradores, que lá, além das necessárias acomodações, contavam ainda com as refeições.

Para ler a integra do artigo, cliqe aqui.