Balaio Cultural promove manifestações artísticas sergipanas

Está chegando a hora da cultura e do típico forró tomar conta de Aracaju. Neste sábado, dia 2, tem início o projeto Balaio Cultural, que promete abrilhantar, com muito arrasta-pé e atrações genuinamente sergipanas, as noites na praça de eventos, na Orla de Atalaia.

O Balaio Cultural é um novo espaço de apresentações artísticas, voltadas ao período junino e terá como função promover e auxiliar na circulação do produto cultural do Estado, com foco em expressões culturais, como música, quadrilha junina, bandas de pífano, repentistas e cordelistas.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Banese, a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e Secretaria de Estado da Inclusão e do Desenvolvimento Social (Seides).

As apresentações ocorrerão durante os sábados que antecedem o período junino e será uma forma de valorização dos artistas do autêntico forró sergipano.

Para os artistas esta vai ser uma oportunidade ímpar de mostrar seu trabalho, pois além dos sergipanos que visitam frequentemente a Orla, os turistas serão um público certo nesta época do ano.

Etelvan dos Santos, coordenador da Quadrilha Xodó da Vila, uma das atrações do projeto, afirma que se sente lisonjeado por ter sido convidado a participar e acredita que a arena será um espaço de total valorização da cultura sergipana.

“Este projeto foi uma ideia maravilhosa, através da qual a Secult esta deixando transparecer que quer valorizar o nosso São João, além de ser uma ótima oportunidade para preparar nossas quadrilhas e mostrar ao público o que teremos de melhor nos festejos juninos”, comemorou Etelvan.

O cordelista Zezé de Boquim também não esconde sua satisfação. Para ele, o Balaio Cultural irá mostrar todas as vertentes da cultura sergipana. “Acho que este encontro da cultura popular sergipana aos fins de semana renderá bons resultados, pois mostraremos nosso trabalho e passaremos assim a ser mais reconhecidos”, completou.

Atrações de vários estilos marcarão presença no palco do Balaio Cultural, mostrando o que a cultura sergipana tem de melhor. O músico do Grupo Forró Pesado, Manoel Batista, por exemplo, diz que esta é uma ideia válida, pois vai ajudar muitos sanfoneiros a desenvolverem sua carreira profissional. “Esta iniciativa é muito interessante para o músico sergipano, pois em anos anteriores não tivemos nenhum projeto como este. Com certeza não só os músicos, mas a população e os turistas serão os grandes beneficiados”, ressaltou.

Já o músico Senna coloca que existem poucos espaços e oportunidades para que os artistas sergipanos possam se apresentar. Para ele, o Balaio Cultural será uma forma de reverter esta situação. “Tenho uma trabalho voltado para a típica música nordestina de raiz, e neste espaço montado na Orla de Atalaia, conseguiremos atingir um público bem diversificado e que com certeza irá aplaudir de pé nosso trabalho”, observou.

Programação

Dia 02/05
19h Quadrilha – século xx
20h Banda de Pífano – Nossa Senhora da Conceição
Cordelista – Chiquinho do Além Mar
21h Cobra Verde

Dia 08/05
19h Quadrilha – Maracangaia
20h Trio – Correia dos 8 Baixos
Embolador – Léo e Beto do Pandeiro
21h30 Luiz Paulo

Dia 15/05
19h Quadrilha – Retirantes do Sertão (Frei Paulo)
20h Banda de Pífano – Pilão de Pife
Cordelista – Zezé (Boquim)
21h Nilson do Forró

Dia 22/05
19h Quadrilha – Xodó da Vila
20h Trio – Grupo Forró Pé Quente
Repentista – Tupã da Viola
21h30 Senna

Dia 29/05
19h Grupo Folclórico – Cassini Coco
20h Trio – Zezinho do Acordeon
21h30 Trio Jurity

Dia 05/06
19h Trio – Piauí
20h Quadrilha – Unidos de Asa Branca
21h Trio – Forró Pesado
22h00 Iracema do Forró