Governo Lula é aprovado por 92% dos jornalistas. Como assim?
O estudo “A cabeça do jornalista: opiniões e valores políticos dos jornalistas no Brasil” mostra que o governo Lula tem aprovação de 92% dos profissionais de imprensa. A pesquisa foi realizada com 212 jornalistas de mais de 70 veículos distribuídos em 42 municípios de 23 estados e revela que há uma contradição aguda entre o que pensam os profissionais do setor e as opiniões que emitem na maioria dos veículos de comunicação onde trabalham.
Publicado 07/04/2010 16:18
Das três, uma: ou a pesquisa abordou apenas jornalistas que não trabalham na grande imprensa; ou os jornalistas gostam de mentir em pesquisas ou o que eles pensam não influencia na decisão de seus editores. Não há alternativas que expliquem o fato da maior parte dos grandes veículos de comunicação do país serem críticos ferrenhos do governo enquanto "92%" dos jornalistas avaliarem bem este mesmo governo que dia sim e no outro também é bombardeado pela grande mídia com textos negativos.
A contradição permanece inexplicável no fato dos entrevistados também avaliarem que a imprensa faz uma cobertura justa do governo. Para 45% deles, a mídia é adequadamente crítica, contra 34% que a consideram complacente e 18%, crítica em excesso.
O estudo também avaliou a percepção dos jornalistas sobre a atuação do Congresso Nacional: 73% dos pesquisados consideram o trabalho desenvolvido pelos parlamentares como ruim ou muito ruim.
O levantamento avaliou o posicionamento político dos profissionais de imprensa do País. 52% declararam preferência pela esquerda ou centro-esquerda, contra 23% de centro e 12% de centro-direita ou direita. 13% preferiram não se posicionar.
O pertencimento a partidos políticos também foi questionado. Dentre os pesquisados, apenas 15% declararam identificação com alguma legenda. Destes, 48% identificam-se com o PT, 25% com o PSDB. A lista segue com PCdoB, PSol, PDT, PMDB e PV.
Sobre a situação da imprensa, 74% dos pesquisados afirmaram que o jornalismo brasileiro está na direção correta. Entretanto, existem problemas a serem enfrentados. Os mais citados no estudo foram a baixa atenção dada a temas complexos, falta de contato dos jornalistas com seus públicos e a redução dos assuntos cobertos.
Perguntados sobre quais meios de comunicação eles utilizam com mais frequência, 57% dos entrevistados disseram preferir a internet para se manter informados. Seguido em um distante segundo lugar por jornais impressos, com 37%. A televisão só aparece com alguma relevância entre os meios indicados
como os segundos mais usados, apontado por 22% dos entrevistados. O uso do rádio como meio de informação é praticamente desprezível.
Esse padrão difere bastante dos hábitos de informação do cidadão brasileiro. Pesquisas indicam que 42% da população brasileira escuta notícias no rádio todos os dias e 77% assiste a notícias na televisão. Apenas 17% e 11%, respectivamente, fazem o mesmo com jornais impressos e pela internet.
A pesquisa foi publicada na revista Comunicação & Política volume 27 e está disponível aqui.