PCdoB-AM vai às ruas anunciar os 88 anos do partido
O PCdoB no Amazonas iniciou as comemorações dos 88 anos do partido, a serem celebrados no próximo dia 25, da mesma forma que tem feito durante toda sua história no país: com a militância nas ruas. Um ato político que contou com a presença da pré-candidata ao senado Vanessa Grazziotin, dia (20), na Praça da Matriz, deflagrou o calendário de atividades que se estenderá até o dia 27.
Publicado 21/03/2010 16:58 | Editado 04/03/2020 16:12
Munidos de bandeiras, panfletos e intervenção política conscientizada, tal qual a marca dos comunistas, a militância do PCdoB tomou um dos tradicionais espaços públicos do centro de Manaus para resgatar suas histórias de contribuições ao povo brasileiro e, também, dizer como isso deve ser continuado.
Em pauta a luta pela execução de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, o compromisso com a eleição de Dilma Roussef à presidência da República, as pré-candidaturas de Vanessa ao senado e Eron Bezerra à Câmara dos Deputados e a participação do PCdoB nos dois mandatos do governo Lula.
Em sua fala aos transeuntes do centro da capital amazonense, a líder dos comunistas na Câmara dos Deputados, Vanessa Grazziotin, destacou o novo momento do partido. “Ao longo de nossa história demos várias contribuições aos amazonenses. A meia passagem dos estudantes e a recente conquista do gasoduto Coari-Manaus são algumas delas. E desde a eleição de Lula, em 2002, conseguimos mostrar muito mais. Pois passamos a participar de governos e executar grande parte daquilo que defendíamos apenas nas ruas e nos parlamentos”, disse.
O presidente do Comitê Municipal do partido em Manaus, Antonio Carlos Marques, afirmou que o aniversário dos comunistas não poderia ser celebrado em outro local. “Pela tradição que sempre tivemos de atuar em defesa dos trabalhadores e das classes populares no país todo não poderíamos deixar de vir às ruas, de onde nunca saímos, para dar ciência dessa data tão importante que é o dia 25 de março.
Domingo em feira e avenida
Hoje (21) pela manhã, dezenas de militantes dividiram-se entre as feiras do bairro São José II e a Avenida J, no Alvorada. Em ambas ocasiões, Vanessa, Eron e diversos líderes dos movimentos sociais que são militantes do PCdoB disseminaram os 88 anos do partido e chamaram atenção da sociedade para a importância do momento que o país viverá na eleição de outubro.
Nesses locais da periferia de Manaus, convocaram a população a ingressarem no PCdoB, a fortalecer a luta contra a volta do projeto neoliberal no Brasil e aumentar o coro popular pelo aprofundamento do projeto mudancista iniciado por Lula.
Solenidade e plenária de militantes
Durante toda a semana, os militantes do partido darão continuidade aos atos políticos nas fábricas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) e nas principais escolas e universidades da capital do Amazonas.
Na quinta-feira (25), exato dia em que há 88 anos o partido foi fundado, centenas de militantes são esperados na Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para a solenidade especial em celebração ao aniversário do partido.
Dois dias depois, o auditório da ALE-AM receberá novas centenas de comunistas para a realização de uma grande plenária do partido. Para essa atividade, o presidente nacional do PCdoB Renato Rabelo é esperado para lançar seu livro “Idéias & Rumos” e também participar das atividades políticas previstas na programação.
De Manaus,
Anderson Bahia