PT define hoje candidato ao governo do Distrito Federal
O PT define, na noite deste domingo (21), o candidato que concorrerá em outubro às eleições para o governo do Distrito Federal (DF). O ex-deputado e ex-ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, e o deputado Geraldo Magela disputam a indicação.
Publicado 21/03/2010 16:15
A capital federal enfrenta atualmente uma crise política, com a prisão do governador José Roberto Arruda, que teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a renúncia do vice-governador, Paulo Octávio, e um pedido de intervenção federal à espera de apreciação no Supremo Tribunal Federal (STF). A cidade é governada, no momento, pelo presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima.
Independentemente de quem for o escolhido hoje pelo PT, a estratégia do partido é dar início à composição de alianças já nesta semana. Nesse aspecto, tanto Agnelo quanto Magela pretendem, primeiro, consolidar a aliança com os parceiros tradicionais como o PDT, o PSB e o PCdoB para, depois, tentar trazer para a base de apoio os partidos que integram a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Definido do nome [do candidato do PT], a direção do partido inicia amanhã [22] os contatos para começar a organizar as alianças a partir dos partidos de esquerda, que são nossos tradicionais aliados”, disse Agnelo.
Magela, por sua vez, destacou a necessidade de o PT do DF negociar ao máximo para reeditar, na cidade, a coligação de apoio a Lula, que deverá dar sustentação à candidatura do partido à Presidência da República. “Vamos começar com os partidos de esquerda e, depois, ampliar [as negociações] com os partidos que dão apoio a Lula."
Fonte: Agência Brasil