O estádio de São Paulo na Copa será o Morumbi, diz ministro

Orlando Silva (PCdoB), afirmou que não há Plano B e arena São-Paulina é a única opção.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, saiu novamente em defesa de que o estádio do Morumbi seja um dos palcos da Copa do Mundo de 2014 e, inclusive, sedie a partida de abertura do Mundial do Brasil.

– O Morumbi é o estádio de São Paulo e não do São Paulo. E acho que a capital paulista deve ser a sede da abertura da Copa. É preciso deixar de polêmicas e cumprir o que a Fifa exige. Não há plano B, nem C, porque a abertura não exige apenas um estádio, exige um conjunto de fatores que a cidade de São Paulo já tem.

No evento que reuniu empresários e teve a presença do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o ministro Orlando Silva comentou sobre a reforma das arenas no país e disse que a Copa será um marco em relação aos estádios no Brasil.

– Com a Copa do Mundo em 2014 o país ganhará uma referência diferente de arenas.

Segundo o ministro, os estádios devem ser vistos não apenas como espaço de realização de jogos de futebol, mas como importantes fontes de receita para as cidades – e palco para outros tipos de eventos, como shows.

– Não adianta investir em um modelo que não sirva no pós-Copa.

O prazo estipulado pelo governo para a entrega das 12 arenas que receberão jogos da Copa é final de 2012. A previsão é de que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) financie R$ 3,6 bilhões para a reforma dos estádios – um teto de R$ 400 mil foi estipulado para o uso em cada arena.

Orlando Silva também falou do empenho do Brasil de que ao invés de oito fossem 12 as cidades-sedes no Mundial de 2014.

– Nós pretendemos mobilizar o país e por isso fizemos um esforço para nacionalizar o projeto. E também tem a questão do turismo, conseguimos que cidades do Norte e Nordeste recebam a Copa.

Fonte: Portal R7