Sem categoria

Chuvas provocam caos em São Paulo

O motorista que trafega por São Paulo nesta quinta-feira encontra diversos alagamentos devido às fortes chuvas que atingem parte da cidade desde a noite de ontem. Por volta das 9h40, a cidade ainda registrava 22 pontos de alagamento, sendo 17 transitáveis e cinco intransitáveis.

No horário, apenas a marginal Tietê permanecia em estado de alerta. A escala usada pelo órgão passa por observação, atenção, alerta e alerta máximo. Apesar disso, novas pancadas de chuvas ainda podem atingir a região metropolitana nesta quinta-feira.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava em toda a cidade 110 km de congestionamento, por volta das 9h40, o que representa 13,2% das vias monitoradas. O índice estava acima da média para o horário, que é de 12,4%.

A pior via era a marginal Pinheiros, com 7,4 km de lentidão na pista expressa, no sentido Castello Branco, desde Eusébio Matoso até a rodovia Castello Branco. Já na pista local, o problema estava entre a ponte Transamérica e a Roberto Marinho, somando 7,2 km de congestionamento.

Na marginal Tietê, o motorista encontrava lentidão na pista expressa, no sentido Castello Branco, com 4,2 km de filas, desde a ponte Aricanduva até a ponte Jânio Quadros. Havia diversos pontos de alagamento na via por volta das 9h40.

Segundo o CGE, os locais com alagamentos intransitáveis por volta das 9h40 eram:

– rua Alvarenga, altura da avenida Afrânio Peixoto, ambos os sentidos;
– avenida Teresa Cristina, altura da avenida do Estado, sentido único;
– rua Florida, altura da marginal Pinheiros, ambos os sentidos;
– avenida 23 de Maio, altura do numero 86, sentido aeroporto.

Mortes

As chuvas também causaram a morte de ao menos duas pessoas desde a noite de ontem em São Paulo. Uma delas é uma criança que foi soterrada após um deslizamento de terra na região do Grajaú, na zona sul de São Paulo. Segundo os bombeiros, a criança foi encaminhada ao pronto-socorro do Grajaú, mas não resistiu aos ferimentos.

Já na zona oeste, um homem morreu soterrado em outro desabamento. De acordo com os bombeiros, o aposentado Roberto de Fazzio, de 75 anos, morava na rua Rifaina. A terra de um barranco próximo deslizou com as águas da chuva e derrubou a casa da vítima.

Os bombeiros registraram outros três desabamentos, na Lapa (zona oeste), Jardim Jaraguá (zona norte) e Parque Anhanguera (zona norte). Também foram registradas ocorrências de pessoas ilhadas dentro de carros.

Com informações da Folha Online