Governo inicia mutirão de erradicação do sub-registro
A primeira ação do grande mutirão de erradicação do sub-registro no Tocantins promovido pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, começou na manhã desta terça-feira, 19, na Escola Manoel Vicente de Souza, no centro de Augustinópolis, cidade localizada a 605 km de Palmas, na região do Bico do Papagaio.
Publicado 20/01/2010 13:12 | Editado 04/03/2020 17:22
A abertura oficial dos trabalhos aconteceu na própria escola com o subsecretário de Cidadania e Justiça, Cel. Valdemar Tenório Luz, com a prefeita de Augustinópolis, Carmem Alcântara, com o superintendente de Proteção dos Direitos Humanos da Seciju, Crimério Pacheco, e com o coordenador do Balcão da Cidadania, William Duarte.
O mutirão de erradicação do sub-registro permanece durante dois dias na cidade de Augustinópolis e na próxima sexta-feira, 22, estará em Araguatins. O objetivo é alcançar os 139 municípios tocantinenses para que o maior número de pessoas tenham acesso à documentação básica. Também estão sendo atendidos os municípios de Sampaio, São Miguel, Sitio Novo, Axixá, Carrasco Bonito, Buriti e São Bento.
Os trabalhos do mutirão do sub-registro atenderão preferencialmente as pessoas que ainda não possuem a Certidão de Nascimento, documento vital para que a pessoa alcance seus direitos plenos de cidadania e através dele, consigam a retirada de documentos pessoais básicos como a Carteira de Identidade, o CPF, a Carteira de Trabalho e outros documentos.
De acordo com o Coronel Valdemar Tenório, o papel do Governo do Estado é exatamente o de possibilitar ao tocantinense a dignidade plena da cidadania. A prefeita de Augustinópolis ressaltou que o trabalho dos mutirões é de extrema relevância para o Tocantins e que por isso fez questão de se empenhar na divulgação do evento.
Cerca de 30 pessoas compõem a equipe do mutirão com profissionais da Secretaria da Cidadania e Justiça, dos Cartórios de Registro Civil, Secretaria da Segurança Pública (identificação Civil), Defensoria Pública e INSS. A coordenação dos trabalhos da equipe está a cargo da assistente social, Maria Olinda Carvalho de Nogueira, servidora do Balcão da Cidadania. (Roberto Oliveira)
Fonte: Secom