Sem categoria

PCCh aponta desafios da construção do socialismo na China

Dirigente aborda socialismo científicoHu Yanxin, vice-presidente do Comitê Central do PC da China, fez sua intevenção focada na realidade chinesa e nos desafios do país para a construção do socialismo. “Apesar do PIB per capita da China já ter atingido 2 mil dólares, ainda existe grande disparidade em comparação com os países desenvolvidos, cujo PIB per capita é 20 mil dólares”, disse. Por isso, completou, “é preciso que a China passe por um longo período da etapa primária do socialismo”. Acompanhe a intervenção escrita pelo próprio PCCh.

Visão Científica do Desenvolvimentodo Partido Comunista da China
Desde o 16º Congresso Nacional do PCCh, o comitê central da China chefiado pelo Secretário-Geral Hu Jintao, elabora a visão científica do desenvolvimento, com o objetivo de captar precisamente a tendência do desenvolvimento mundial, de concluir conscienciosamente as experiências do desenvolvimento da China, analisar profundamente as características do desenvolvimento chinês. A visão científica do desenvolvimento responde às etapas de  grandes questões como porquê e como a China realiza o desenvolvimento e qual é o seu tipo.

Bases realistas da visão científica do desenvolvimento
Ao entrar no novo século e na nova etapa, a China apresentou em seu desenvolvimento novas características que consistem principalmente em: (1) uma  força econômica que se potencializou notavelmente, enquanto continuam sendo pouco elevado o nível geral das forças produtivas e pouco forte a inovação autônoma; as contradições estruturais e o modo de crescimento extensivo formados durante longo tempo permanecem sem mudar radicalmente; (2) o regime de economia de mercado socialista se estabeleceu preliminarmente, ao mesmo tempo que continuam os obstáculos originados por regimes e mecanismos que afetam o desenvolvimento; a reforma enfrenta conflitos e problemas subjacentes durante sua evolução; (3) o povo conseguiu, em termos gerais, um nível de vida modestamente acomodado, ao tempo que a tentência de aumento da disparidade na distribuição de receitas continua sem se reverter de maneira radical e é ainda considerável o número de habitantes pobres ou com renda baixa nas zonas urbanas e rurais, o que torna mais difícil coordenar os interesses das distintas partes; (4) o desenvolvimento coordenado registrou êxitos notórios, enquanto ainda não mudou a situação de debilidade na base agrícola e de atraso nas zonas rurais no desenvolvimento e, em consequência, é dura a tarefa de reduzir a diferença de desenvolvimento entre a cidade e o campo e entre as diversas regiões e de promover um desenvolvimento coordenado entre a economia e a sociedade; (5) a política democrática socialista vem se desenvolvendo e o plano básico de administração do país está sendo aplicado com solidez, uma vez que o fomento da democracia e a legalidade ainda não se adaptou por completo às exigências da ampliação da democracia popular e o desenvolvimento econômico e social; por isso é necessário continuar aprofundando a reforma da estrutura política; (6) a cultura socialista floresceu ainda mais, ao mesmo tempo que a demanda espiritual e cultural do povo tende a ser cada vez mais forte e os pensamentos das pessoas se mostraram visivelmente mais independentes, seletivos, cambiáveis e diferentes, o que impôs exigências ainda maiores ao fomento da cultura mais avançada, socialista; (7) o vigor da sociedade aumentou evidentemente, ao mesmo tempo que se produziram mudanças profundas em sua estrutura, forma organizacional e configuração de interesses, de maneira que sua construção e administração da sociedade encaram muitos temas novos; (8) a abertura ao exterior vem se ampliando cada vez mais, enquanto a competência que confrontamos no plano internacional se torna cada vez mais inflamada, já que permanece a pressão que representa a superioridade econômica, científica e tecnológica dos países desenvolvidos, incrementando os riscos previsíveis e imprevisíveis; por isso se exige uma maior coordenação do desenvolvimento interno com abertura ao exterior.

Desde 1979 até 2007, a taxa média anual do crescimento econômico anual da China foi 9,6%, enquanto o PIB subiu de 216,5 bilhões dólares para 2.626,9 bilhões dólares. O volume global do comércio exterior cresceu de 20,6 bilhões de dólares para 1.760,7 bilhões dólares, o que fez com que a China se tornasse o terceiro maior país do mundo. Ao mesmo tempo, a China enfrenta grandes problemas: o Índice de Gini subiu rapidamente de 0,285 para 0,458. A diferença entre os habitantes urbanos e rurais é de até 3,28 para 1. A poluição ambiental está grave. Por isso, nesta circunstância, se a China seguir o modelo tradicional, os recursos não sustentam, o meio ambiente não atende às necessidades da popuiação, a sociedade não aguenta, e o desenvolvimento não continua, o que faz com que nós precisemos mudar a visão do desenvolvimento, criar um novo estilo do desenvolvimento, resolver os problema do desenvolvimento e elevar a eficiência e qualidade do desenvolvomento.

Significado científico da visão científica do desenvolvimento
A visão científica do desenvolvimento tem seu significado essencial no desenvolvimento, seu núcleo, na consideração do ser humano como o primeiro, sua exigência básica na integralidade, a coordenação e a sustentabilidade, e seu método fundamental na atuação com uma visão de conjunto.

A China está e estará a longo prazo na primeira etapa do socialismoç é ainda um país em desenvolvimento, por isso o desenvolvimento é essencial. O que é a etapa primária do socialismo? É a etapa de mal-desenvolvimento. A China ainda fica no meio da etapa da industrializaçãoç é uma etapa inconclusa. Enquanto isso, se defronta com novos desafios da informatização. Até o ano de 2006, 57% da população chinesa vivia no campo e a China continua ser um grande país agrícola. Outro ponto é que o nível médio da educação dos cidadões chineses ainda é baixo. Tem grande distância a percorrer em comparação com os com os países desenvolvidos, na área científica. A proporção da população indigente ainda é alta, e o nível da vida do povo é comparativamente baixo. O desenvolvimento regional da China é muito desequilibrado, e não conseguirá reduzir de modo gradual as diferenças regionais imediadamente. O sistema econômico de  mercado e o regime democrático socialista ainda precisam ser aperfeiçoados.

Apesar do PIB per capita da China já ter atingido 2 mil dólares, ainda existe grande disparidade em comparação com os países desenvolvidos, cujo PIB per capita é 20 mil dólares. Estamos abaixo inclusive do nível médio mundial, que é de 7 mil dólares. Por isso é preciso que a China passe por um longo período da etapa primária do socialismo, para realizar a industrialização, a informatização e a modernização.

Ser humano como prioridade
Ter como prioridade o ser humano é tomar sempre a devida realização, defesa e desenvolvimento dos interesses fundamentais das mais amplas massas populares como ponto de partida e do destino de todos os trabalhos do partido e do Estado, respeitar a posição do povo como dono, fazer valer seu espírito pioneiro, garantir seus diversos direitos e interesses, continuar o caminho de prosperidade comum e promover o desenvolvimento integral do ser humano, para que o desenvolvimento avance a favor do povo e lhe permita o compartilhamento dos lucros do desenvolvimento.

Integralidade, coordenação e sustentabilidade
Procurar um desenvolvimento integral é promover em todos os sentidos a construção econômica, política, cultural e social, de acordo com a disposição geral da causa do socialismo com características chinesas.

Procurar um desenvolvimento coordenado é fomentar a coordenação entre todos os elos e aspectos da modernização, entre as relações de produção e as forças produtivas e entre a superestrutura e a base econômica. Desenvolvimento coordenado é que diversos apartamentos, regiões e sectores apresentam uma situação de proporção adequada, estrutura razoável, fomento mútuo, operação  virtuosa e de desenvolvimento em conjunto, nos aspectos de magnitude, velocidade, nível e resultado benéfico do desenvolvimento.

Procurar um desenvolvimento sustentável é continuar com firmeza o caminho de desenvolvimento civilizado, caracterizado por uma produção desenvolvida, uma vida confortável e um equilíbrio no ecossistema, criar uma sociedade economizadora de recursos e amigável com o meio ambiente e conseguir a concordância da velocidade com a estrutura, a qualidade e a rentabilidade, e a coordenação do desenvolvimento econômico com a população, os recursos e o meio ambiente, a fim de que o povo possa viver e dedicar-se à produção em um bom entorno ecológico e que a economia e a sociedade cheguem a desenvolver-se de forma permanente.

Atuação com uma visão de conjunto
A atuação com uma visão de conjunto é uma orientação política fundamental do PCCh na construção de modernização. É necessário coordenar o desenvolvimento entre cidade e o campo, entre as diversas regiões e entre a economia e a sociedade, o desenvolvimento da pessoa em harmonia com a natureza, o desenvolvimento interno e a abertura ao exterior, nessa base assim como as relações entre as autoridades centrais e as locais, entre os interesses individuais e os coletivos, entre os parciais e os de conjunto, e entre os imediatos e os de longo prazo. É imperativo coordenar o trabalho em função tanto da situação nacional como da internacional.

Exigência prática da aplicação da visão científica do desenvolvimento
Primeiro, temos que perseverar constantemente na linha fundamental de assumir a construção econômica como tarefa central e persistir nos quatros princípios fundamentais, na reforma e na abertura.

Segundo, criarmos com dinamismo uma sociedade socialista harmoniosa. A harmonia social é um atributo essencial do socialismo com características chinesas. Temos que atuar conforme à exigência geral de democracia e legalidade, equidade e justiça, honestidade e fraternidade, vigor possante, estabilidade e ordem, e harmonia entre o ser humano e a natureza, assim como ao princípio de construção e desfrute em comum, para resolver com maneira mais direta e imediata, em um esforço por cirar uma situação em que todos os setores da sociedade possam contribuir segundo sua capacidade, ocupar cada um seu posto adequado e conviver em harmonia, proporcionando assim um entorno social propício ao desenvolvimento.

Terceiro, devemos continuar aprofundando a reforma e a abertura, mudar de visão de desenvolvimento, de visão de êxitos políticos, de funções do governo, de maneira do crescimento econômico, de sistema econômico e político. Quarto, devemos fortalecer e melhorar de forma efetiva a construção do Partido. O Partido Comunista da China é núcleo da liderança da causa socialista com característica chinesa, a aplicação da visão científica do desenvolvimento exige-se deva fortalecer e promover a liderança do PCCh.