Estudantes gritarão Fora Amazonino em frente ao TRE-AM

A decisão do TRE-AM sobre a cassação do mandato do prefeito de Manaus Amazonino Mendes e seu vice Carlos Souza será acompanhado pelo movimento estudantil do Estado. Líderes da UNE, UBES, UEE-AM e UESAM prometem fazer um ato político com o coro de Fora Amazonino do lado de fora da corte eleitoral durante o julgamento.

Os dirigentes estudantis fundamentam a bandeira de luta tanto no aspecto legal, a ser apreciado pelo TRE-AM, quanto do ponto de vista político. Segundo eles, Amazonino é protagonista de um grande descaso com os problemas da cidade e também tomou a linha de frente dos principais golpes aos estudantes da capital do Amazonas.

Em junho desse ano, o prefeito apresentou à Câmara Municipal de Manaus (CMM) a Emenda à Lei Orgânica de Manaus em que deliberava sobre a redução da meia passagem, que vigora desde agosto. Além disso, fez com que os estudantes voltassem às grandes filas para comprar os créditos.

Diversas e grandiosas manifestações pelas principais ruas da cidade e em frente à sede da prefeitura já foram realizadas pelos estudantes. Em todas elas, o retorno das 120 meias passagens e a exigência da saída de Amazonino do comando político de Manaus se tornaram as principais bandeiras de luta.

Professores são aguardados

Outros que são esperados no Fora Amazonino são os professores da rede pública municipal de ensino. As precárias instalações das escolas e a falta da merenda escolar são reclamações constantes do Sindicato dos Professores em Educação do Amazonas (Sinteam).

Os dirigentes sindicais já passaram uma noite na prefeitura cobrando serem atendidos por Amazonino, que arbitrariamente se retirou de seu gabinete afirmando que não atenderia os professores e nem ouviria suas reclamações.

Amazonino e Carlos Souza são acusados por abuso de poder econômico e compra de votos na eleição de 2008.

De Manaus,
Anderson Bahia