Sem categoria

PCdoB participa de 11º Encontro de Partidos em Nova Déli, Índia

Começa nesta quinta-feira, 19, e se estende até o dia 22 em Nova Déli, Índia, o 11º Encontro de Partidos Comunistas e Operários, realizado pelo Partido Comunista Indiano-Marxista (PCI- M) e pelo Partido Comunista Indiano.

O encontro reunirá organizações comunistas e de esquerda de diversas partes do mundo para discutir ações conjuntas no plano internacional. O PCdoB, que no ano passado foi o partido-anfitrião do evento em São Paulo, será representado pelos secretários de Relações Internacionais, José Reinaldo Carvalho, e de Movimentos Sociais, Ricardo Abreu “Alemão”.

Neste ano, a tônica das discussões seguirá em torno de temas gerais que vêm mobilizando comunistas e militantes da esquerda mundo afora, como os desdobramentos da crise econômica especialmente para os trabalhadores; a luta antiimperialista que ganha novos contornos com a chegada de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos (este é o primeiro encontro feito após sua posse); a união dos povos na luta contra a militarização e as ameaças de guerra; o enfrentamento dos problemas ambientais, entre outros. “A questão ambiental é uma das mais delicadas e complicadas de se resolver uma vez que prevalecem nesse jogo os interesses das grandes corporações multinacionais”, argumenta José Reinaldo.

Ganham relevo nestas discussões temas como a reativação da Quarta Frota norte-americana na América Latina, bem como suas bases em solo colombiano – ações que visam intensificar a interferência estadunidense e neutralizar os movimentos de esquerda e populares em ascensão no continente –; o golpe de Honduras; a situação do Oriente Médio e o Africom (Comando dos EUA para a África).

“O encontro é mais um momento em que os partidos comunistas e operários irão dialogar e unir esforços para uma atuação unitária que fortaleça suas posições, buscando respostas efetivas às ameaças contra os povos e as nações”, explica José Reinaldo.

Da redação