A importância do Pré-Sal para a sociedade
Nesta quarta-feira (4), o Plenarinho da Câmara Municipal do Recife foi palco de um debate esclarecedor sobre o controle público do petróleo. A mesa de debate foi composta pelo vereador Luciano Siqueira, a secretária de Formação e Cultura do CTB/PE Valéria Silva, a presidente do CTB/PE, Margarida Maria dos Santos, o diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), José Tenório e Paula Falbo, representando a União Brasileira das Mulheres UBM/PE.
Publicado 04/11/2009 18:08 | Editado 04/03/2020 16:58
Na ocasião, também estiveram presentes representantes das Centrais Sindicais e entidades como o Sindicato dos Metroviários, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de PE (Sintepe), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim, União da Juventude Socialista (UJS), Central de Trabalhadores do Brasil (CTB) e a Associação de Moradores da Mustardinha, além de outros convidados.
A questão principal do debate girou em torno da importância desta conquista para a nação, a necessidade do povo brasileiro estar bem informado sobre o que é a descoberta do Pré-sal e os benefícios que podem advir da correta distribuição dos recursos com controle público.
“O objetivo dessa audiência é envolver os movimentos sociais do Recife numa questão que está sendo tratada em todo o país. A verdade é que muitos ainda não têm noção da grandeza dos recursos que poderão ser interrompidos pela força capitalista. O mundo está de olho do Brasil, por isso, temos a obrigação de esclarecer as nossas bases e garantir a mobilização popular”, afirmou Valéria Silva.
O diretor do Sindicato dos Médicos em Pernambuco, José Tenório, acrescentou que o Brasil pode resolver grande parte dos problemas existentes na saúde pública através da justa distribuição dos recursos gerados pelo Pré-Sal. Todavia, isto só ocorrerá se esta riqueza for controlada pelos olhos da sociedade, para que a partir daí não haja corrupção. “O Simepe se preocupa com a população como um todo, por isso, lutamos juntos pelo bem estar social”, concluiu José Tenório.
Nesta mesma linha, a feminista Paula Falbo, da UBM, defendeu que os recursos sejam investidos em reformas estruturais, como a da educação, e afirmou que a luta pelo controle público do petróleo é fundamental, principalmente porque em 2010 este mesmo tema ganhará amplitude política.
Além das intervenções realizadas pelo público que acompanhou a reunião, o vereador Luciano Siqueira destacou a importância de debates que elevem a consciência da sociedade e intensifiquem a divulgação dos reais interesses sociais, como a descoberta do Pré-Sal. “Precisamos recuperar as décadas perdidas e iniciar com urgência um novo projeto de desenvolvimento social e econômico para o Brasil,” disse o vereador Luciano Siqueira.
Do Recife,
Elaine de Paula.