Sem categoria

Revista italiana Gramsci publica ensaio de comunistas brasileiros

 A 13ª edição da revista italiana de educação e cultura Gramsci publicou a tradução de um artigo da revista Princípios de autoria dos ensaístas brasileiros José Reinaldo Carvalho e Umberto Martins.

Trata-se de "A crise do capitalismo e a luta antiimperialista", uma análise econômica e geopolítica da crise e uma prospecção do quadro internacional. José Reinaldo, escritor e jornalista, é especializado em Política e Relações Internacionais, diretor do Departamento de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil e membro do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz). Umberto Martins, também jornalista e escritor, é colaborador do Departamento de RI do PCdoB, editor e analista político da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

O artigo contextualiza historicamente a crise do capitalismo no quadro do declínio do imperialismo norte-americano e da manifestação dos limites do capitalismo e situa a luta por uma nova ordem como uma luta antiimperialista.

A revista Gramsci, dirigida por Raffaele de Grada (ex-parlamentar da República Italiana e secretário do Movimento Mundial dos Partidários da Paz) e Ada Donno (diretora das Edições Nova Cultura e do Centro de Grada) traz artigos de interesse para os estudiosos da filosofia e da teoria do socialismo científico. Nesta edição são expostos temas como "Ciência e Socialismo", "Togliatti e o Ensaio sobre o Centenário do Manifesto", "Por um Programa de Ação Contra o Capitalismo Monopolista".

No mesmo número artigos de atualidade, como "A Vitória de Barack Obama – Um Enigma para o Mundo", "Globalização Imperialista e Crise Financeira", "O Peso da China na Economia Mundial", "A Razão da Crise e a Razão dos Comunistas", "Do Euro à Europa – do Velho Continente do Capital à Nova Europa do Trabalho”.

”A revista Gramsci dedica-se ao resgate do grande pensador comunista italiano Antônio Gramsci, o Gramsci de sempre, fecundo, criador, dialético, distante das elucubrações que pretendem apagar a essência revolucionária de seu pensamento e ação”, diz José Reinaldo.

Da redação

Baixe a íntegra do artigo (em PDF)

Para acessar a página da revista Gramsci, clique aqui